Logo
Blog do PCO

Um dia dos apaixonados de poucos presentes

Considerada a terceira melhor data do ano para vendas no comércio (a segunda para estabelecimentos voltados para o público jovem), o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, pode não ser tão quente em 2015, pelo menos para o setor de varejo de Belo Horizonte. Segundo duas pesquisas realizadas pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, os consumidores estão mais cautelosos com as compras e empresários esperam um volume de vendas mais morno neste ano. A dica para esquentar as vendas é se estruturar e reforçar o apelo romântico da data. Os segmentos que mais lucram com o “dia dos apaixonados” são os de vestuário, floricultura, calçados, perfumaria, eletrônicos, restaurantes, hotelaria, entre outros. Segundo a pesquisa da Fecomércio MG, 41,9% dos empresários esperam queda nas vendas deste ano em relação a 2014, enquanto 32,7% acreditam em aumento no volume de itens vendidos. Para 39,9% dos entrevistados, o possível endividamento dos consumidores é o principal motivo que pode inibir as compras; 19,3% acham que preços altos das mercadorias também devem reduzir a procura. Por outro lado, 34,8% dos empresários preveem que preços mais baixos vão atrair os consumidores, seguidos de 20,5% que apostam no apelo emocional desse dia. Mesmo com as incertezas, o varejo vai investir na data: 72,3% dos gestores vão adotar estratégias para tentar incrementar as vendas. Desses, 36,8% pretendem realizar promoções, e 20,7% incrementarão a visibilidade, diferenciando a apresentação da vitrine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *