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Blog do PCO

A ética e a publicidade na advocacia

 

Em palestra durante a Conferência Nacional do Jovem Advogado, realizada em Porto Seguro, o conselheiro da OAB, o professor Paulo Roberto de Gouvêa Medina  debateu, com os advogados em início de carreira, questões sobre a ética e a publicidade na advocacia. Medina relacionou o correto e digno exercício das prerrogativas do advogado a uma conduta ética irretocável. “A ética, como moral aplicada, é uma ciência da conduta cujos princípios se aplicam a qualquer profissional. Mas para profissionais liberais, a ética assume importância singular. É que o liberal tem sua conduta subordinada ao controle de entidades que recebem do Estado a possibilidade de exercer o poder de policia administrativa”, enfatizou. Para ele, ao advogado não cumpre apenas invocar direitos e prerrogativas, mas cabe também ser fiel a determinados deveres intrínsecos. Relator do anteprojeto do Novo Código de Ética da OAB, Paulo Roberto de Gouvêa Medina comentou a construção do documento. “Há, sem dúvidas, a inserção de novos capítulos, mas sem modificações substanciais. A confecção de um novo código, então, se justifica pela ideia de que há disciplinas novas a conferir conhecimento, sobretudo quanto à publicidade na advocacia. É uma nova realidade em face daquela posta em papel há décadas”, comparou.

 

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