Logo
Blog do PCO

Fórum de Minas termina hoje discutindo região Central e Grande BH

Termina hoje o Fórum de Minas, evento promovido pela VB Comunicação, para debater as potencialidades de Minas Gerais. Desde segunda-feira, empresários, técnicos, políticos e autoridades se reúnem online para discutir os principais problemas de Minas Gerais. O evento é coordenado pelos diretores da VB Gustavo e Paulo César Oliveira. Hoje, no último dia do Fórum de Minas, o tema será a região Central e a Grande BH, com participação do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe (foto) e o senador Antonio Anastasia. O evento tem o apoio da OAB-MG/CAAMG (Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais) e Sistema FAEMG/SENAR. Os ingressos para participar do evento estão sendo vendidos pelo Sympla.

Política e desenvolvimento

A região Oeste e o Triângulo Mineiro foram os focos do debate no Fórum de Minas de ontem. A deputada federal Greyce Elias, que iniciou sua carreira política em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, falou da necessidade da representação da região no Congresso Nacional. A cidade, segundo ela, ficou sem representação por 12 anos. Como uma parlamentar ativa e conciliadora, como ela se descreve, Greyce disse que as eleições em Minas Gerais terão muitos atores e a única certeza que ela tem, é de que no ano que vem, teremos bons nomes para a disputa, “porque Minas Gerais sempre foi protagonista na política brasileira”. Para ela é cedo para falar em nomes, porque está tramitando uma reforma política no Congresso Nacional, que deve mudar as regras paras as eleições do ano que vem. A parlamentar lembra que os partidos têm se posicionado e estão se movimentando. Ela também falou que o governador Romeu Zema tem feito um bom trabalho e merece a oportunidade de colocar seu nome novamente para a disputa. “Essa é a beleza da democracia”. Ela disse ainda que tem se aproveitado desse seu perfil de diálogo e conciliação, para buscar recursos para a região. A deputada afirmou que após a sua eleição para a Câmara Federal, seguiu para Brasília para conhecer o funcionamento da Casa e garantir uma rubrica para melhorias da BR-365, que liga o Centro-Oeste ao Nordeste brasileiro.

Obras e investimentos

Com a ajuda de parlamentares da região, ela conseguiu garantir R$ 10 milhões para o projeto executivo da obra, que deve sair do papel no ano que vem. Dos muitos recursos garantidos, Greyce disse ter contado com o apoio dos deputados da bancada federal mineira e regional para buscar outras soluções para a região. Essa rodovia deve, inclusive, entrar no processo de concessão do governo federal, a pedido do governador Romeu Zema. Além disso, ela disse que o governo federal fez entregas importantes nesse ano, como o entroncamento das BRs452 e 361, no trevo de Xapetuba, uma obra esperada há mais de uma década, com mais de R$ 7 milhões investidos nesse trevo. Segundo a parlamentar, um dos objetivos desse governo é finalizar as obras que não foram iniciadas. Greyce também falou da importância de alguns projetos votados na Câmara, como o de incluir o leite para ser utilizado na alimentação escolar e da defesa da criação de uma Frente Parlamentar em defesa do café. Indagada sobre o grande número de municípios no estado e movimentos como o da criação do Estado do Triângulo, ela disse não considerar justa esta possibilidade, pelo fato desta ser uma região rica e que possibilita ao governo investimentos em regiões como o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha que, para ela, irão sair dessa situação difícil com investimentos como os de energia fotovoltaica. Esse debate, segundo ela, precisa ser feito junto com a Associação Mineira de Municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *