Na contramão do que ocorreu com a economia brasileira em 2014, o setor de franquias no país registrou crescimento de 8,8% na quantidade de marcas em operação (2.942 redes, contra 2.703 ao final de 2013) e aumento de 9,6% no número de unidades franqueadas, que somaram 125.378, no ano passado. “O franchising tem na sua essência o contínuo treinamento, o acompanhamento de indicadores de desempenho e tem, tanto na ponta como na gestão do negócio, empresários empreendedores, cada um desempenhando seu papel. Para que esse ciclo seja virtuoso, você tem que estar o tempo todo amolando o machado, ou seja, treinando, capacitando o time, acompanhando os indicadores. E, em um momento de crise, esse tipo de atuação e a essência da nossa indústria falaram mais forte, porque nós temos o foco de conquista de resultados”, avalia a presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco (foto). A presidente da ABF salientou que há potencial para a ampliação dos negócios do setor para o interior brasileiro.