*Conhecido por emitir a ordem de prisão contra o ditador chileno Augusto Pinochet, o juiz espanhol Baltasar Garzón (foto) será uma das estrelas do Congresso Internacional de Diretos Humanos, entre os dias 27 e 30 de outubro. O evento acontece na Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis.
*Quem é de muito segredo e pouca transparência deve temer o novo brinquedo da empresa Takara Tomy. Trata-se de um dispositivo portátil, chamado Kokoro Scanner (scanner do coração, em tradução livre) que detecta se a pessoa está mentindo ou contando a verdade. A invenção, uma versão avançada do “verdade ou desafio”, é colocada na testa de quem está sendo testado e acende uma luz vermelha quando a pessoa mente. Ele detecta alterações na pulsação utilizando raio infravermelho.O produto, que tem feito bastante sucesso no Japão, é vendido por lá pelo equivalente a R$ 120,00.
*O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu a divulgação de pesquisa eleitoral relacionada ao segundo turno das eleições presidenciais pela ausência de indicação de fatores de ponderação por grau de instrução (escolaridade) e nível econômico (renda familiar). Realizada pela empresa GPP Planejamento e Pesquisa Ltda, a pesquisa com abrangência específica para Minas Gerais, seria divulgada a partir de ontem. A representação, com pedido de liminar, foi ajuizada pela Coligação Com a Força do Povo e pela candidata Dilma Rousseff, por suposta irregularidade na pesquisa de intenção de voto registrada na Justiça Eleitoral.