*Os bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais andam agitados com a proximidade da eleição da Mesa Diretora marcada para o próximo dia 1º. de fevereiro logo após a posse dos deputados eleitos. Outro assunto que movimenta o Legislativo mineiro e quem vem dividindo opiniões é a possibilidade do deputado estadual eleito, Guilherme da Cunha (Novo) ser escolhido como líder do governo de Romeu Zema (Novo). Pesa entre os parlamentares contrários a Cunha (foto), de 35 anos, nascido em Belo Horizonte e eleito para seu primeiro mandato, a falta de experiência para ocupar um cargo de tamanha responsabilidade. Como Bolsonaro escolheu para ser seu líder na Câmara um deputado de primeiro mandato, aumentam as chances de Cunha ser digerido pelos governistas.
*Na onda das exonerações, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, também foi demitida do cargo ontem. O novo presidente será Marcus Vinicius Rodrigues, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). O governo já havia anunciado que Maria Inês não permaneceria no cargo, entretanto, seu nome chegou a ser ventilado para chefiar o Ministério da Educação (MEC). Mas questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que é de responsabilidade do Inep, desagradaram o presidente Jair Bolsonaro.
*O padre Fábio de Melo acabou criando uma polêmica com sua confissão sobre a música “Jenifer”, de Gabriel Diniz, que virou hit do verão. “De cada dez pessoas que eu encontro, oito perguntam se eu descobri quem é a Jeniffer, e imediatamente o refrão martelador da música invade o meu sistema nervoso. Eu destruí a minha vida e é só isso que eu posso dizer por enquanto”, disse o padre/cantor mineiro. No YouTube, o clipe de “Jenifer” já passa de 90 milhões de visualizações.
*Um documentário sobre o saudoso cantor Emílio Santiago (1946-2013) vem sendo produzido pelo historiador Marcos Roza, que ainda pretende lançar um DVD com Wander Pires da Mocidade Independente de Padre Miguel cantando Emílio.
*O número de consultas de Cadastro de Pessoas Físicas – CPFs – para vendas a prazo no comércio varejista brasileiro aumentou 2,8% em 2018 na comparação com o ano anterior, aponta o Indicador de Atividade do Varejo, lançado este mês pela Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Esta é a maior alta para o mês de dezembro desde 2014, quando o aumento foi de 2,2%.
* A Nestlé também aderiu ao movimento pelo fim do canudo de plástico. A multinacional de alimentos suíça anunciou que planeja eliminar os canudos de plástico de todos os seus produtos, e que, a partir de fevereiro começará a usar materiais alternativos para substituí-los. A companhia planeja também eliminar todos os plásticos não recicláveis ou de difícil reciclagem de seus produtos entre 2020 e 2025.