Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O ministro Alexandre de Moraes (foto), relator de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura ofensas e ameaças a ministros, afirmou que o general da reserva Paulo Chagas, alvo de buscas dentro da investigação, fez “imputações gravemente ofensivas” à Corte. Moraes enviou informações a pedido do ministro Luiz Edson Fachin, relator de pedido de Chagas para suspender o inquérito aberto em março para apurar notícias fraudulentas sobre o tribunal. Paulo Chagas é candidato derrotado ao governo do Distrito Federal na eleição do ano passado pelo PSL e foi alvo de operação realizada no inquérito no dia 16 de abril. Moraes justificou a Fachin a operação: “No caso de Paulo Chagas, há postagens nas redes sociais de propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política e social, com grande repercussão entre seguidores: em pelo menos uma ocasião, o investigado defendeu a criação de um tribunal de exceção para julgamento dos ministros do STF ou mesmo substituí-los, com imputações gravemente ofensivas aos integrantes desta Corte”.

 

*A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou ontem que a bandeira tarifária para maio será amarela, com custo adicional de R$ 1 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido. De acordo com a agência, embora a previsão hidrológica para o mês indique tendência de vazões próximas à média histórica, “o patamar da produção hidrelétrica já reflete a diminuição das chuvas, o que eleva o risco hidrológico e motiva o acionamento da bandeira amarela”. “Diante da perspectiva de que as afluências aos principais reservatórios fiquem perto da média, o preço esperado para a energia (PLD) deve permanecer próximo ao registrado nos últimos meses”, informou a Aneel.

 

*O Conselho de Administração da Petrobras aprovou ontem, novas diretrizes para a gestão de seus ativos. As novas diretrizes incluem a venda de oito refinarias, de uma rede de postos no Uruguai e de parte da participação na Petrobras Distribuidora (BR). As iniciativas, segundo nota divulgada pela companhia, fazem parte do Plano de Negócios e Gestão 2020-2024, que tem previsão de aprovação e divulgação no quarto trimestre deste ano. “As novas diretrizes consideram a venda de ativos com destaque para o segmento de Refino e Distribuição, incluindo a venda integral da PUDSA, rede de postos no Uruguai, oito refinarias que totalizam capacidade de refino de 1,1 milhão de barris por dia, e a venda adicional de participação na Petrobras Distribuidora (BR), permanecendo a Petrobras como acionista relevante”, destaca a nota. Serão vendidas a Refinaria Abreu e Lima, a Unidade de Industrialização do Xisto, as refinarias Landulpho Alves, Gabriel Passos, Presidente Getúlio Vargas, Alberto Pasqualini e Isaac Sabbá, além da Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).

 

*O Brasil registrará no final deste ano cerca de 420 milhões de aparelhos digitais ativos, considerando que há 230 milhões smartphones e 180 milhões de computadores, notebooks e tablets ativos. Os dados são da 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Segundo o estudo, hoje para cada televisão vendida, quatro celulares saem das lojas para as mãos dos consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *