Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Esporte e inclusão social mobilizam surdoatletas de vários estados do Brasil, até amanhã, em Pará de Minas, na região oeste do estado. As Surdolimpíadas 2019 foram abertas nessa sexta-feira pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Na ocasião, foi anunciada a reinclusão de deficientes auditivos no Bolsa Atleta e parceria para viabilizar sede da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). Os anúncios foram feitos pela primeira-dama, que se dirigiu aos 315 surdoatletas, de 14 estados, em Libras, a linguagem de sinais, e pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra. A competição, em 11 modalidades, ocorre no município mineiro de pouco menos de 100 mil habitantes e que fica a 80 quilômetros de Belo Horizonte. Michelle Bolsonaro (foto) definiu o esporte como um caminho para integrar saúde, amizade, respeito, disciplina, solidariedade e paz.

 

*“O presidente tem uma agenda muito voltada para os segmentos da sociedade que o levaram ao Palácio do Planalto. Ele fala a nichos bem específicos. Fala ao caminhoneiro, ao pessoal das armas, aos evangélicos, aos militares. Foca muito esses temas que são mais do cotidiano e não olha para uma agenda de longo prazo. Já a sociedade tem outra pauta. Está preocupada com o desemprego, a conta de luz, a violência nos bairros”, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, bem ferino, em entrevista à revista Veja.

 

*Colocado em evidência desde que foi descoberto o vazamento das mensagens entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol – obtido pelo The Intercept, o Telegram, aplicativo pelo qual os dois se comunicavam, se tornou conhecido, a partir de 2015 quando uma decisão judicial tirou o WhatsApp do ar por um dia e meio. Criado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, o Telegram é a maior rede social da Rússia. Está baseada em Dubai, nos Emirados Árabes.

 

*AJD – Associação Juízes para a Democracia divulgou nota na qual repudia as declarações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, na CCJ do Senado, de que as conversas entre e Deltan Dallagnol é prática comum entre magistrados e que não há nada de ilícito com ela. Segundo a AJD tais práticas não refletem, “em absoluto”, a conduta das magistradas e dos magistrados “que cumprem o seu dever funcional. Ao defendê-las, o Ministro promove uma inaceitável banalização do exercício distorcido da atividade judicante.”

 

*A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa estão entre as 19 universidades brasileiras que integram a lista das mil melhores do mundo, segundo levantamento da consultoria inglesa Quacouarelli Sym9nds (QS). Entre as brasileiras, lidera a lista dos melhores cursos de graduação do país a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na sequência, vem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

 

*O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elegeu, em reunião extraordinária, o diretor de Finanças do Banco, José Flávio Ferreira Ramos, para assumir interinamente a presidência até a posse do novo presidente, Gustavo Henrique Moreira Montezano.

 

*A bolsa brasileira superou o recorde de quarta-feira fechando nesta sexta-feira acima de 100 mil pontos pela primeira vez. O Ibovespa teve alta de 1,7% e 102 mil pontos na máxima histórica.

 

*O transporte sem motorista, já é uma realidade mundial. O Grupo Renault, a Nissan e a Waymo já entraram na onda e acabam de firmar um acordo para explorar serviços de transporte sem motorista para passageiros e entregas na França e no Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *