Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O plenário do Senado aprovou ontem o primeiro projeto relacionado à reforma política. O projeto de lei complementar (PLC) 4/2015, enviado pela Câmara dos Deputados, estabelece que partidos políticos com menos de cinco anos de criação não podem fazer fusões com outras legendas. O principal objetivo da proposta é evitar a criação de partidos políticos com o objetivo exclusivo de driblar a regra da fidelidade partidária. Também com esse objetivo, o projeto estabelece que janela de migração para novos partidos, surgidos de fusão, será de 30 dias. O texto foi aprovado sem alterações, permanecendo igual ao enviado pela Câmara dos Deputados. Lá, o relator da matéria, deputado Sandro Alex (foto), PPS-PR, incluiu dispositivo no texto aprovado para garantir que novo partido, surgido de fusão, não levará o tempo de propaganda, no rádio e na televisão, nem os recursos do Fundo Partidário, vinculados a deputados que mudaram de legenda. Agora depende da presidente Dilma sancionar.

 

*Amanhã será um dia tenso para o ex-ministro Paulo Bernardo. Ele deverá comparecer à sede da Polícia Federal para depor na condição de testemunha de defesa de Ricardo Pessoa, presidente da empreiteira UTC e apontado como chefe do núcleo operacional do petrolão. Dependendo do que o falar o marido da senadora Gleisi Hoffmann, do PT, que já foi citada como beneficiária do esquema, pode respingar perigosamente em altos escalões do governo federal.

 

*A telefonia móvel já corresponde a 3,8% do Produto Interno Bruto mundial. No ano passado, o setor contribuiu com US$ 3 trilhões para a economia global, segundo documento divulgado na feira Mobile World Congress, que acontece em Barcelona. Uma das previsões do relatório é que a fatia da telefonia móvel no PIB mundial cresça para 4,2% até 2020.

 

*O brasileiro comeu mais massas em 2014. A panificação brasileira cresceu 8,02% no ano passado, com o faturamento do setor atingindo a cifra de R$ 82,5 bilhões. As 63,2 mil padarias existentes em todo o país empregam 850 mil empregos diretos e 1,85 milhão de forma indireta e recebem mais de 41,5 milhões de consumidores, diariamente.

 

*A juíza da 20ª Vara Federal do Distrito Federal decidiu pela deportação do italiano Cesare Battisti. A juíza Adversi Rates Mendes de Abreu entendeu que Battisti é um estrangeiro em situação irregular no Brasil, e que, “por ser criminoso condenado em seu país de origem por crime doloso, não tem o direito de aqui permanecer” nem obter visto de permanência. Os advogados que representam Battisti, Pierpaolo Cruz Bottinie Igor Sant’Anna Tamasauskas, do Bottini & Tamasauskas, devem recorrer. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *