Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O Banco BMG anunciou nova estrutura administrativa. A atual presidente do conselho de administração Ana Karina Bortoni Dias passará à presidência do banco, sendo substituída no cargo por Ricardo Annes Guimarães (foto), que era membro do colegiado. A mudança será levada a aprovação dos acionistas posteriormente. Ainda no colegiado ocorreu a eleição de Eliane Aleixo Lustosa como membro independente, no lugar de Olga Colpo, agora vice-presidente do Conselho. Outra mudança é Marco Antonio Antunes como diretor executivo vice-presidente, ele que era diretor executivo geral.

 

*O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, disse que pretende liberar no primeiro semestre de 2020 o processo que pode resultar na liberação da candidatura avulsa, sem necessidade de filiação a um partido político. “A minha ideia é ser capaz de liberar esse tema para a pauta no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou durante a abertura da audiência pública convocada por ele para debater o assunto. O caso tem repercussão geral reconhecida.

 

*O empresário Paulo Marinho presta depoimento, nesta terça-feira na CPI mista do Congresso Nacional que investiga as fake news. Marinho é o primeiro suplente do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) e foi um apoiador da campanha do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Em 2019, Marinho se distanciou de Bolsonaro e se filiou ao PSDB. Hoje, com apoio do governador João Doria (SP), preside o diretório estadual do partido.

 

*A representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), composta por 10 senadores e 27 deputados, se reúne nesta quarta-feira, às 14h, para eleger seu presidente e dois vice-presidentes. O Parlasul é formado por representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela

 

*O mercado começou a semana de antenas ligadas no Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que inicia amanhã mais uma reunião e anunciará na quarta-feira se mexe ou não na taxa básica de juros (Selic). A Selic está em 5% ao ano e a previsão majoritária de mercado é de queda para 4,5%.

 

*Quem esteve em rápida visita a Belo Horizonte, nessa segunda-feira foi o jurista, historiador e diplomata Rubens Ricupero, que foi subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e ministro do Meio Ambiente e da Fazenda durante o governo de Itamar Franco. Ricupero fez a palestra de abertura da 2ª Conferência Internacional das Humanidades, promovida pela UFMG e Unesco.

 

¨*O empresário Valmir Rodrigues foi eleito presidente da Federaminas (Federação das Associações Comerciais e Empresariais dedo Estado de Minas Gerais) para o triênio 2020-2022. Ele encabeçou a chapa única “4.0” e assume o mandato a partir de 1º. de janeiro de 2020.

 

*Começou nessa segunda-feira, em Belo Horizonte e no interior do Estado, a 10ª Semana de Direitos Humanos, evento promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Nesta terça, haverá uma apresentação de dança cigana pelo Projeto Exercitar ASSMIG, no Espaço de Convivência da Cidade Administrativa.Amanhã, o Centro de Arte Popular no Circuito Liberdade sediará o Simpósio Patrimônio & Direitos Humanos: diálogos necessários, com o lançamento do vídeo sobre o Memorial de Direitos Humanos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *