* O deputado Cristiano da Silveira (foto), do PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, sentiu ontem o gosto do que seu partido plantou e terá que engolir, agora que é governo em Minas. Seu gabinete foi invadido ontem por cinco militantes dos movimentos de ocupações de áreas da região metropolitana de BH. Queriam denunciar a Polícia Militar que, segundo eles, usou a força para acabar com uma interdição da MG010, rodovia de acesso ao Aeroporto de Confins, em protesto contra a reintegração de posse de áreas ocupadas. Foram ao gabinete do petista. Como não o encontraram, quebraram seu gabinete. Simples assim. Exatamente como o partido sempre defendeu.
* Municípios pedem que o Sistema Nacional de Educação (SNE) dê condições para que consigam cumprir as suas obrigações com a educação. Uma das questões centrais que deve ser garantida, segundo a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, é o financiamento. “Gostaríamos de oferecer para vocês muito, mas precisamos fazer muita coisa ao mesmo tempo com o mesmo dinheiro. As pessoas querem educação da Finlândia com o orçamento do Sudão”, disse a presidente, em debate sobre o SNE no 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
* O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) está animado com a previsão de arrecadação no São João. Em 2014, mais de oito mil artistas receberam R$ 2 milhões pela execução pública de suas músicas.
* Hoje (20) e amanhã (21), o Centro Universitário UNA sediará o seminário público Novas Dinâmicas Sociais e o Impacto Sobre o Sistema Partidário: Os exemplos da Europa e da América Latina, nos auditórios do campus Aimorés e do prédio UNA/ICBEU. O evento tratará de experiências continentais de organização social e inovações na estrutura de representação política que tenham gerado ações de massa ao longo do Século XXI com convidados da Europa e América Latina.
* Nos dias 24 e 25, será realizado o 14º. Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade da Construção. O encontro integra o Minascon/Construir Minas 2015, que acontece no Expominas.
* A revista Exame, edição que acabou de sair, trouxe uma pesquisa mostrando que, no Brasil, empresários e seus herdeiros tiram do próprio bolso R$ 500 milhões por ano para apoiar projetos sociais. A revista conta ainda que este montante representa apenas 0,4% da fortuna das 15 famílias mais ricas do país.