Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

* Uma saída para o parlamentarismo, como forma de superação da crise política atual (caminho que o Brasil já tentou percorrer no início dos anos 1960), seria absolutamente inviável. Este é o pensamento do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, atual presidente o TSE. Para ele, no ano passado, a maioria dos brasileiros votou na presidente Dilma para governar o país nas regras vigentes. Trocá-las agora seria um casuísmo inaceitável. Em entrevista ao site Consultor Jurídico (Conjur) Toffoli (foto) defende o encurtamento do período eleitoral, a imposição de teto de doações e custos de campanha, manifesta-se contra o fim do instituto da reeleição e reafirma que permitir a doação de empresas para campanhas eleitorais faz com que os eleitos representem mais as pessoas jurídicas que as pessoas físicas. A entrevista pode ser lida no site conjur.com.br

 

* Quem quiser concorrer a uma vaga no ensino técnico pode se inscrever a partir de hoje (29), pela internet, no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). As inscrições serão encerradas sexta-feira, dia 3 de julho. Para se candidatar, é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido nota superior a zero na redação.

 

* O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos prorrogou esta segunda-feira (29) o prazo para quem foi sorteado na primeira fase de venda dos ingressos concluir a compra pelo site. A informação foi divulgada pelo Ministério do Esporte. O prazo terminaria na última sexta-feira (26), quando 84% dos pedidos haviam sido pagos. Quem foi sorteado no último dia 9 para comprar uma das 1,6 milhão de entradas disponibilizadas tem até as 23h59 de hoje para concluir a compra. Foram sorteados ingressos para 121 sessões e algumas já se esgotaram, como as da cerimônia de abertura, encerramento e as finais do vôlei e do futebol. Segundo o comitê, quem não fizer o pagamento nessa fase não poderá participar do próximo sorteio cuja inscrição começa na quarta-feira (1º) e vai até o dia 17 de julho. .

 

* Uma pessoa só pode ser indiciada por porte ilegal de arma se o artefato funcionar, pois só assim há risco à segurança pública. A decisão é da 10ª Vara Criminal de Goiânia, que absolveu um homem da acusação de porte ilegal de arma porque o objeto era defeituoso. Para a juíza Placidina Pires a tipicidade material não foi afastada por causa da inexistência de perigo concreto, mas devido à impossibilidade de classificar o objeto apreendido como arma de fogo. “Só é considerado arma de fogo o engenho mecânico que cumpre a função de lançar projéteis à distância com grande velocidade, sendo, portanto, atípica a conduta de portar ilegalmente um artefato incapaz de produzir disparos”, disse.

 

* Lula deverá se encontrar hoje com as bancadas petistas na Câmara e no Senado. Quer discutir com deputados e senadores uma forma de unificação do discurso em defesa da legenda na questão da Operação Lava Jato. Lula não se conforma também com a convocação de Paulo Okamoto, seu principal assessor e presidente do Instituto Lula para depor na CPI da Petrobras. O ex-presidente considera que a convocação de Okamoto tem o claro objetivo de atingi-lo. Lula tem medo de ser convocado para depor ou na CPI ou na Justiça Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *