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NOSSAS RODOVIAS SÃO UMA VERGONHA

Paulo César de Oliveira
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Um estudo divulgado nesta quinta-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta um crescimento do número de problemas verificados na malha rodoviária nacional. De acordo com o levantamento, foram identificados 289 pontos críticos nas estradas em 2014, o que representa um aumento de 15,6% em relação ao ano passado.  No mesmo intervalo, os investimentos federais na malha registraram recuo. A CNT aponta que foram destinados R$ 11,93 bilhões às rodovias neste ano, cifra ligeiramente inferior à registrada em 2013, de R$ 11,98 bilhões. Uma queda maior é observada quando é considerado o valor efetivamente pago: R$ 8,36 bilhões em 2013 contra R$ 6,54 bilhões neste ano. Vale ressaltar que os pontos críticos considerados são ocorrências de porte mais significativo, com a queda de barreiras e de pontes, erosões e buracos grandes na pista.  “O governo tem severas deficiências gerenciais e administrativas, o que explica a dificuldade em gastar os valores destinados”, avalia o diretor-executivo de rodovias da CNT, Bruno Batista (foto). Para ele, o país precisa de R$ 300 bilhões para que a malha rodoviária brasileira passe a ter boas condições operacionais e de segurança. Sobre o estado de conservação da malha, foram avaliadas como “péssimo” 6,9% do total, enquanto 17% receberam o carimbo de “ruim”. De acordo com o estudo, 38,2% da malha tem estado de conservação “regular” e 27,8%, “bom”. Apenas 10,1% foram avaliados como “ótimo”. 

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