Logo
Blog do PCO

O nosso velho café vai ficando mais sofisticado

O mercado de monodose está elevando o consumo de café no Brasil. A opção de encher a xícara de forma rápida e prática conquista os apreciadores de café e já é considerada uma tendência. Conforme revela a consultoria Euromonitor, entre 2008 e 2012, as vendas de cápsulas e sachês saltaram de R$ 24,5 milhões para R$ 206,4 milhões. Nos próximos cinco anos, a expectativa é crescer perto de 120%. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) também aponta que, nos próximos anos, deve aumentar a procura por produtos com a opção de preparação em dose única, como os sachês e as cápsulas.

 

Nem assim o coador vai acabar

A diretora e Q-grader do Villa Café, indústria especializada em café gourmet, Rúbia Duarte (foto), afirma que a empresa acompanha de perto as necessidades do consumidor para atender o paladar do brasileiro. A demanda pela categoria de bebidas em monodoses, considerada um fenômeno na Europa e nos Estados Unidos, está em ascensão nacional. “Os produtos de monodoses apresentam características únicas e atraentes como inovação e economia. Embora, a palavra de ordem do século XXI seja a praticidade, esses tipos de produtos não devem substituir o café em pó, uma vez que são considerados tradicionais e podem ser encontrados no mercado por um preço ainda mais acessível. O Villa ainda valoriza a qualidade, outro benefício muito importante”, avalia. A empresa mantém a opção de café moído em sachês para atender esse mercado.

 

Café em cápsula

Rúbia explica que o café é compactado na quantidade exata para apreciar uma dose de café espresso. O sachê é embalado individualmente em envelopes de alumínio, material responsável por garantir o prazo de consumo em até um ano, sem perder em qualidade, aroma ou sabor. Trata-se de uma boa opção para as empresas que querem adquirir as máquinas no sistema aluguel para eventos, ou mesmo para disponibilizar no ambiente corporativo. “Os sachês podem ser considerados uma bebida saudável, pois o contato com o oxigênio é responsável pela oxidação do café, reduz a qualidade da bebida e causa danos à saúde. Também é bem prático, já que as máquinas aquecem rapidamente e não precisa ser um barista para preparar um bom café”, pontua. Outro produto que está conquistando o mercado é o café em cápsula. A Q-grader explica que com a máquina de uso doméstico e uma cápsula de alumínio é possível fazer uma xícara de café em poucos minutos. Além da facilidade de manusear, outro benefício das cápsulas são os sabores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *