Logo
Blog do PCO

Plataforma ajuda empresas a aplicarem em programas sociais

A plataforma Simbiose Social, aponta as oportunidades de investimentos em ações sociais através de recursos federais- imposto de renda- que poderiam ficar em Minas Gerais, segundo Pedro Venturini (foto). As empresas que têm lucro real podem investir até 9% do Imposto de Renda para programas de saúde, cultura, esporte, que apoiam idosos, crianças e adolescentes. A plataforma conseguiu reunir todas as informações desses projetos que estão captando recursos nas diferentes leis de incentivo: estaduais, federais e municipais de interesse das empresas, que podem direcionar não só Imposto de Renda, como ICMS, IPU, ISS. Tem imposto e lei para todo mundo. Com a plataforma, as empresas têm uma visão do todo e podem decidir pela estratégia de investimento social dela.

 

Para onde vai o dinheiro dos impostos

Pedro Venturini entende que com esse mecanismo da plataforma Simbiose Social, é possível acompanhar para onde está indo o dinheiro do imposto. Parte desse imposto pago para o governo vai para um projeto que o empresário escolher e ele assim, tem melhores condições de ver para onde os recursos estão indo e quem são os que estão sendo beneficiados. Dentro desse projeto de gestão dos recursos, a Simbiose faz uma análise de avaliação de risco do investimento. É puxada toda a documentação do projeto, o histórico criminal, se já desenvolveu projetos semelhantes enfim tudo para minimizar os riscos. Todas as entidades, todos os projetos têm que prestar contas para mostrar que o trabalho está sendo desenvolvido da melhor forma.

 

Prestação de contas

Agora está sendo lançado pela plataforma um módulo para que as empresas consigam acompanhar a prestação de contas do e o desenvolvimento dos projetos em que foram feitos os investimentos. Pedro Venturini disse que as empresas têm como ver se o dinheiro está sendo bem aplicado. Até o final de julho será lançado um módulo para que os projetos prestem contas de forma padronizada e as empresas terão acesso para acompanhar a evolução desses projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *