De janeiro a abril deste ano, as vendas dos supermercados mineiros apresentaram crescimento de 1,93% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado é apontado pelo “Termômetro de Vendas”, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas de todo o estado. A pesquisa mostra também que em abril deste ano, em comparação com abril de 2017, as vendas apresentaram variação negativa de 1,04%. Quando comparados abril, mês de referência da pesquisa, com março deste ano, o Termômetro aponta queda de 6,72% nas vendas. Esse resultado, no entanto, já era esperado pelo setor devido principalmente a base alta de comparação em março, devido aos resultados da Páscoa; 30 dias em abril frente a 31 em março; e a um sábado a menos, melhor dia de vendas para o setor (quatro em abril contra cinco em março). A variação negativa em abril deste ano frente ao mesmo mês do ano passado pode ser atribuída ao fato de a Páscoa em 2017 ter ocorrido em abril e neste ano em março. E ainda que no ano passado o mês ter sido com cinco finais de semanas “cheios”, isto é, com cinco sábados e cinco domingos. Neste ano, foram quatro sábados e cinco domingos.