O WhatsApp começará testes de novas ferramentas para serem usadas por empresas para sua comunicação com consumidores. É a primeira vez que a empresa, criada em 2008 e comprada pelo Facebook seis anos depois, apresenta uma iniciativa para o mercado corporativo. A ação também indica um caminho para a companhia começar a gerar receita – a empresa tem mais de 1 bilhão de usuários ativos em seu aplicativo por dia, todos usando o serviço gratuitamente. Os testes serão feitos a partir de pilotos com companhias selecionadas. O WhatsApp não informou quantas empresas participam desta etapa do desenvolvimento das ferramentas. O WhatssApp, estuda a possibilidade de cobrar uma taxa das empresas pelo uso do app, mas isso não deve acontecer no curto prazo. A ferramenta deverá trazer novas formas de gerenciar múltiplas conversas e maneiras mais eficientes para reconhecer se uma comunicação corporativa vem de conta confiável. Haverá um aplicativo gratuito para pequenas empresas e uma solução mais robusta para grandes, como companhias aéreas, lojas virtuais e bancos. Elas poderão usar o serviço para oferecer informações como horários de voos e confirmações de entrega, por exemplo.