Logo
Blog do PCO

Anastasia apresenta propostas para Minas Gerais no Conexão Empresarial

A visão do senador Antônio Anastasia (foto) é a de que Minas Gerais está cambaleante e com uma perna apontada para o precipício. O candidato do PSDB ao governo de Minas foi o segundo convidado do almoço-palestra do Conexão Empresarial – Série Especial Eleições 2018. O evento é promovido pela VB Comunicação, no Espaço V, em Nova Lima. Ele falou para uma plateia formada por empresários, políticos e representantes da sociedade, e defendeu um diálogo franco com o setor produtivo e os Poderes para que sejam implementadas medidas para tirar o Estado da crise em que se encontra.

 

Ideias singelas e criativas

Na sua proposta, o candidato tucano defende quatro ideias consideradas, por ele, como singelas, criativas e ágeis. A primeira delas diz respeito a uma completa revisão da legislação estadual, com a simplificação dos impostos. Outra medida é a de abrir um diálogo verdadeiro com as empresas, com a imprensa e com os Poderes do Estado para discutir os ajustes que precisam ser feitos e que devem atingir a todos. A terceira medida será o corte de secretarias e cargos, em uma reforma administrativa jamais vista, “cortando no osso”. Será, segundo Anastasia, algo exemplar.

 

Credibilidade

A criatividade será um ponto fundamental para atrair novos investimentos, a quarta medida defendida pelo candidato. Ele quer buscar ideias como a das Parcerias Público Privadas, as PPPs, que surgiram no governo do PSDB e que depois foram adotadas por vários estados e pelo governo federal, para atrair a iniciativa privada gerando investimentos onde o Estado não tem condições de arcar com todo o custo. Para que medidas como estas sejam implementadas, é preciso, segundo Anastasia, que o Estado volte a ter credibilidade. O descumprimento permanente de compromissos, como acontece no caso do atraso no pagamento de salário dos servidores público e no repasse de recursos para os municípios, desmoralizam o governo.  

 

Agência rebaixa Minas Gerais

O senador Antônio Anastasia criticou ontem durante o Conexão Empresarial, o rebaixamento de Minas Gerais pela agencia Standard & Poor’s Global Ratings (S&P Global Ratings). Ele lembrou que em 2012, no seu governo, Minas Gerais foi tido como um estado em plena regularidade para investimentos. A nota foi repetida em 2014 e em abril de 2015, já no governo do PT. A última análise da agência, na semana passada, rebaixou a nota de crédito do Estado, que passou a ser perspectiva negativa. Anastasia defendeu no encontro, a candidatura de Geraldo Alckmin para a presidência da República. As duas candidaturas estão ligadas “umbilicalmente” e, segundo ele, quando conversaram sobre a sua entrada na disputa, Alckmin assumiu o compromisso de “dar a Minas o que Minas tem de direito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *