Logo
Blog do PCO

Conexão Empresarial Araxá: Vice acreditava em atraso de pagamento

Otimista, o vice-governador de Minas Gerais Antônio Andrade (foto) disse que existem boas perspectivas para o Estado alavancar seu crescimento ainda este ano, apesar de toda a crise. Ele revelou que acreditava que a folha de junho não fecharia, mas vai fechar e com certa folga. “A receita tem caído, mas a economia do Estado é muito grande. Tanto é que reativamos algumas obras”, disse Andrade. O governante, que participou do Conexão Araxá ontem, representando Fernando Pimentel, que por motivos de agenda não compareceu, disse ainda que há um trabalho grande no sentido de simplificar o código tributário, de baixar a carga tributária e criar infraestrutura necessária para a vinda de algumas empresas para Minas Gerais. “Precisamos aumentar a nossa arrecadação, mas sem aumentar a carga tributária. Não queremos perder nenhuma empresa para estado vizinho, queremos trazer novas empresas”, disse Andrade.

 

Momento de Oportunidades

A sexta-feira (12) foi movimentada no Tauá Grande Hotel, em função do Conexão Araxá, com a presença de políticos, autoridades e importantes empresários de Minas Gerais e do Brasil. O evento, que tem como forte característica o networking com representantes de setores diversos e consequentemente o estreitamento de relacionamentos, teve como foco o debate de assuntos relevantes para o Estado. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, destaca que no momento difícil que o país atravessa a melhor forma de vencer uma crise é com unidade. “O Conexão Empresarial faz isso trazendo os Poderes Executivo e Legislativo e o setor produtivo, que é o gerador de emprego e renda do Estado, para trocar experiência. Com certeza, sairá daqui uma experiência formidável para vencermos juntos essa crise que atinge a todos nós”, comenta Lopes. O dia, que foi dedicado às palestras, foi fechado com chave de ouro com o depoimento de Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos que em função de uma doença congênita perdeu completamente a visão. Com seu exemplo de superação ele mostrou que é possível fazer das dificuldades, oportunidades. Dudu foi aplaudido de pé pela plateia que se emocionou e, com certeza, saiu do auditório mais motivada.

 

Codemig aposta do Turismo

Investimento no turismo é a prioridade da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). O presidente da empresa, Marco Antônio Castelo Branco, anunciou o desenvolvimento de um Portal do Turismo. “A Codemig vai bancar este portal que terá aplicativos e demais mídias. Nós somos o braço empreendedor público das políticas públicas. Estamos patrocinando, montando e custeando o portal para que este programa da Secretaria de Turismo ganhe força”, enfatiza Castelo Branco. Por meio da plataforma, o turista poderá identificar as agencias, reservar hotéis escolher atrações, dentre outras atividades. “É uma política da Secretaria de Turismo onde a Codemig está como o lado empreendedor. Vamos tratar a indústria do turismo como elemento de investimento”, comenta Castelo Branco. Ele ressalta que a Companhia tem várias prioridades de ação, mas que procura trabalhar de forma simultânea.  E já tem empresários do segmento dispostos a contribuir e participar da ideia. “Minas Gerais tem muito potencial ainda pouco explorado”, disse a empresária da Exôdus Turismo Virgínia Câmara.

 

Estrada Real um projeto que ainda pode dar certo

Para o espanhol, Francisco Singul Lorenzo, chefe de Cultura Jacobeia da S.A de Xestión do Plan Xacobeo, do governo da Galiza, um pesquisador do Caminho de Santiago, turismo de natureza e cultura não são suficientes para colher uma chamada internacional. “O Caminho de Santiago tem uma história muita grande que começou no século 09. Há uma ligação muito forte com o caminho de Santiago e a própria história da Europa. Não é uma invenção de 10 anos. Não é só uma caminhada e sim uma viagem espiritual histórica. Sei que a Estrada Real é um projeto de valorização de recuperação territorial, de turismo e economia. Há um trabalho empresarial dos poderes públicos e privados. Tem um investimento importante. Começou a ter sucesso há alguns anos, mas se perdeu em algum ponto”, disse Lorenzo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *