Os reflexos do atentado à vida de Jair Bolsonaro podem ser maiores do que se imagina, na avaliação do cientista político Malco Camargos. Ele entende que todo atentado contra um representante eleito, como aconteceu com a vereadora Marielle Franco ou contra um candidato, como no caso de Jair Bolsonaro, pode ter como consequência o acirramento da discussão política na sociedade. Além disso, Malco acredita que aumenta o risco de agressão a outros candidatos bem como de seus apoiadores.
Risco para outros candidatos
A violência pode deixar de ser um fato isolado, após esse episódio que aconteceu com o candidato do PSL em Juiz de Fora, gerando discussões mais enérgicas e abrindo espaço para que se passe das discussões para as agressões. Outra questão preocupante, na avaliação de Malco Camargos, é que pode acontecer a qualificação do perfil do agressor que podem culminar em ataques da extrema direita e com teorias como as de que o ataque teria sido feito por especialistas em atentados. São conclusões trágicas do que aconteceu, segundo o cientista político.
Reflexo eleitoral
Do ponto de vista do eleitoral Malco Camargos (foto) acredita que Bolsonaro terá mais a ganhar do que a perder, ao se posicionar como candidato anti o atual sistema político e como se a classe política não o quisesse. As críticas nas redes sociais como da assessora da presidente Dilma Rousseff são analisadas por ele como uma oportunidade para o debate sobre o armamento da população. Malco acredita que armar a população pode ter consequências graves.
Assessora de Dilma twita: o feitiço virou contra o feiticeiro
A assessora de Dilma Rousseff, Paula @paulinha_PT postou no Twitter após a agressão a Jair Bolsonaro que “o feitiço virou contra o feiticeiro. Quem planta ódio colhe ódio. Metralhar petralhas? Parabéns por estimular a violência, @jairbolsonaro!”. Ao que tudo indica, o clima de intolerância e violência está longe de terminar.