Sem surpresas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva(foto) confirmou os nomes que já vinham sendo divulgados para compor o seu ministério e mostrou que não irá se deixar levar pela pressão. Isso devido a rejeição ao nome de Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda, principalmente no mercado. Por outro lado, analistas políticos acreditam que esse não será o maior problema de Lula. A rejeição a Haddad dentro do PT também é grande e os petistas sabem como ninguém, como desgastar e destruir a imagem de alguém. Por isso, acreditam que o fogo amigo pode ser fatal para Haddad.
Posição fundamental
Convenhamos que Lula aposta e conhece bem Haddad para colocá-lo em posição fundamental para seu governo. Haddad tem o seu preparo e pode surpreender a todos e principalmente o mercado financeiro. Dos ministros indicados repercutiu muitíssimo bem em todas as áreas foi o novo ministro da Defesa, Jose Mucio Monteiro, com muitos elogios na área militar. O senador eleito Flavio Dino vai para o Ministério da Justiça e o ex-governador baiano Rui Costa vai para o comando da Casa Civil. Como me disse um bolsonarista ontem que ainda sonhava com uma reviravolta: “agora é rezar para que Lula faça um bom governo.”
Nomes anunciados
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad comandará o Ministério da Fazenda, o governador da Bahia, Rui Costa irá para a Casa Civil, José Mucio Monteiro para a Defesa; o senador eleito Flávio Dino será o ministro da Justiça e o embaixador Mauro Vieira será o novo chanceler. (Foto/Reprodução internet)