Blog do PCO

Minas ganha 1ª vice-presidência da Câmara Federal

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Finalmente Minas assume uma posição estratégica na Câmara Federal, com a eleição do deputado Fabio Ramalho (foto), o Fabinho Liderança, para a 1ª vice-presidência da Casa. Na semana passada ele me disse em tom afirmativo: “serei o 1º Vice-presidente da Câmara. Já conversei com mais de 400 deputados e posso te garantir que serei muito bem votado”. Com a sua eleição, toda vez que o presidente reeleito, Rodrigo Maia, se ausentar do cargo, o mineiro é quem o substituirá. Fabinho, como é carinhosamente chamado, é conhecido pela sua solidariedade com seus colegas e eleitores. Ele não faz nenhum alarde, mas o presidente Michel Temer tem o maior apreço pelo novo vice-presidente da Câmara dos Deputados.

 

Leitão à pururuca

O leitão à pururuca, prato tradicionalíssimo das mesas mineiras, com certeza vai virar o prato da vez em Brasília, com a eleição do deputado federal mineiro Fábio Ramalho (PMDB), o Fabinho Liderança, para primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados. Aliás, o prato já era bastante conhecido da classe política na capital federal, graças aos disputados almoços e jantares que o deputado mineiro costuma oferecer e nos quais não pode faltar a famosa receita mineira. Durante a votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, um leitão á pururuca enviado por Fabinho Ramalho, foi avidamente degustado no gabinete do senador Renan Calheiros, então presidente do Senado. Para quem não conhece este prato típico mineiro, o leitão à pururuca, como na política, depende de muita paciência, de muita conversa jogada fora enquanto cozinha e de um processo complexo para chegar ao ponto. O leitão costuma ser assado por sete horas até adquirir a crocância e o sabor único do prato. E, é claro, não pode faltar uma boa pinga mineira para acompanhar o prato.

 

Os quatro votos de Jair Bolsonaro

Para muitos, além da eleição do peemedebista mineiro Fábio Ramalho para a 1ª vice-presidência da Câmara Federal, a outra surpresa ficou por conta da votação de Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que disputou a presidência da Casa. Ele conseguiu apenas quaro votos. Rodrigo Maia (DEM) foi reeleito com 293 votos. Outro mineiro, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) teve 28 votos e ficou na frente de Luiza Erundina (PSOL-SP), que teve 10 votos. Ela não reclama, ela ficou com mais do que o dobro dos votos de Bolsonaro.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.