Blog do PCO

Políticos analisam saída de Moro do governo

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

A saída de Sergio Moro do Ministro da Justiça não chegou a surpreender, mas o tom usado por ele e os questionamentos em relação ao que o presidente Jair Bolsonaro pretende fazer com a Polícia Federal, foram considerados um forte golpe pelos principais assessores de Bolsonaro. Moro acusou a interferência política na Polícia Federal. O presidente Jair Bolsonaro tentou desqualificar as declarações de Moro, convocou todos os ministros para acompanhar o seu pronunciamento e garantiu que nunca pediu a ele que a Polícia Federal o blindasse ou a alguém da sua família. O governador de São Paulo, João Doria (foto), após ouvir o pronunciamento do presidente considerou “estarrecedor o pronunciamento de Jair Bolsonaro. Tentou justificar o injustificável. Atacou Sérgio Moro, falou coisas desconexas e flertou com o autoritarismo”. O governador do Rio, Wilson Witzel, também questionou por que o presidente quer um diretor da Polícia Federal com quem possa interagir?

 

Críticas e lamentos

A saída foi marcada por lamentações e críticas. O governador Romeu Zema (Novo) disse lamentar profundamente “a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça. “Manifesto minha admiração por tudo que Moro representa ao país no combate à corrupção, seja como juiz ou ministro. O Brasil agradece o trabalho e dedicação daquele que trouxe mais esperança para o nosso povo”, publicou o governador de Minas Gerais.

 

Reconhecimento

Outro que demonstrou preocupação foi o senador Antonio Anastasia (PSD). Ele falou que acompanhou todo o esforço de Moro e entende que “o ministro merece, assim, o reconhecimento dos brasileiros. Torço para que sua saída não represente a descontinuidade do planejamento e das ações do MJSP. O Brasil ainda precisa avançar muito no combate à corrupção e na melhoria da segurança pública e não aceitará retrocessos”, acrescentando que “imagino que a decisão do ministro em deixar a pasta não tenha sido fácil. Mas concordo que não podemos abrir mão de nossos valores e compromissos e daquilo que acreditamos. Desejo a ele sucesso nos seus próximos desafios.”

 

Ataques de Bolsonaristas

O guru do presidente Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho usou sua rede social para criticar Sergio Moro, considerado por ele um pseudobolsonarista aproveitador. Carvalho disse que “a cultura política do juiz Moro foi sempre deficiente. Ele nunca entendeu nada das situações em que se envolvia, e nunca teve a humilde iniciativa que me pedir que as explicasse”. No seu entendimento “uma direita que confia nos militares merece que eles a desalojem e posem de proprietários dos méritos dela, como fizeram em 1964″ e concluiu afirmando que ” Moro nunca foi anticomunista, apenas antipetista, o que é a definição mesma do pseudoboldonarista aproveitador”.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.