A batata de Ricardo Nunes (foto/reprodução internet) está assando. O prefeito de São Paulo (MDB) enfrenta uma onda de críticas, após o anúncio de um contrato que cedia o Largo da Batata, na região de Pinheiros, para exploração publicitária pela PepsiCo. O projeto previa renomear o espaço como Largo da Batata Ruffles, permitindo que a empresa utilizasse o mobiliário urbano para promover sua marca por dois anos, em troca de melhorias, manutenção e implementação de Wi-Fi no valor de R$ 1,1 milhão – arrazoemos, uma cifra irrisória para o tamanho da operação e dos ganhos do patrocinador. Pior: a proposta foi firmada sem licitação e gerou reação imediata de urbanistas, vereadores e lideranças políticas adversárias ao prefeito.
Após a polêmica, a Prefeitura suspendeu o contrato e afirmou que a decisão permite uma reanálise do projeto pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana. Por ora, o Largo da Batata continua sem merchandising.