As plenárias do Conexão Empresarial Anual 2025, que neste ano acontece no Vila Galé, em Ouro Preto, começaram oficialmente nesta quinta-feira, com a presença dos principais líderes empresariais e políticas de Minas. Em pauta a situação política e econômica de Minas Gerais, principalmente após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% todos os produtos brasileiros. Antes mesmo das plenárias, o vice-governador Mateus Simões (foto) se posicionava a favor de uma negociação diplomática sem o viés político, para que seja encontra uma saída para essa crise, que afeta fortemente as indústrias mineiras.
Mateus prevê mais dificuldades pela frente devido a outras questões no país, como os juros de dois dígitos. Para ele, 2026 será um ano muito difícil.
O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, falou da importância do Hotel Vila Galé para a história da cidade e de um evento como o Conexão Empresarial para trazer esse debate sobre o Brasil a uma cidade da importância histórica para o país, como Ouro Preto.