Blog do PCO

Empreendedorismo e sucesso

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Um dos empresários de maior sucesso no estado, Euler Nejm (foto) tem um feeling de mercado como poucos. Ele é uma espécie de Midas, personagem da mitologia grega que, tudo o que toca, vira ouro. No seu caso, tudo o que ele se compromete a fazer é sinônimo de sucesso. É assim com a distribuidora DECMINAS, que acumula prêmios e é assim com o Grupo Supernosso. Esse perfil empreendedor surpreendeu a rede francesa Carrefour, que colocou em suas mãos a gestão das suas lojas. O resultado, segundo Euler, já começa a parecer. 

A distribuidora DECMINAS, do Grupo SuperNosso, recebeu mais um prêmio pelo trabalho que vem realizando. Esse reconhecimento veio em meio a pandemia e a tantos obstáculos. 

É muito gratificante, sem dúvida nenhuma. Mas é um prêmio que eu atribuo ao trabalho de equipe. Nós fomos eleitos melhor distribuidor em Minas Gerais, no caso a DECMINAS, pela quinta vez consecutiva, concorrendo com empresas maiores do setor de distribuição. Isso foi reconhecido pelos nossos meus clientes, ou seja, a distribuidora atende a mais de 20 mil clientes/mês. São pequenos e médios comerciantes, supermercadistas, farmácias independentes. Nós fazemos o papel da indústria nesses estabelecimentos. Nós somos distribuidores da Unilever, da L’Oreal, da Jonhson & Johnson, da Cargill. Como fica caro para essas indústrias atender a esses pontos, ela nomeia distribuidores para fazer esse trabalho, e é onde nós prestamos esse serviço. Essa é mais uma forma de atuação do Grupo Supernosso e nós temos como missão, como propósito, abastecer lares e negócios, com a melhor prestação de serviço possível. No caso, a DECMINAS abastece negócios, nós atendemos 800 municípios em Minas Gerais, no total de 853.Temos 600 agentes de venda, vendedores, representantes e uma frota de 390 caminhões. 

Quanto você resolveu investir nessa áreade distribuição, imaginava esse crescimento assim tão vigoroso? 

Para ser sincero, a DECMINAS é um negócio mais antigo do que o próprio Supernosso. O Supernosso tem 23 anos, aliás vamos comemorarem setembro esses 23 anos do supermercado Supernosso. Nós vamos ter um festival de ofertas para o consumidor final, para o consumidor Supernosso. O Grupo Supernosso foi fundado há 81 anos. A DECMINAS já existia, é pioneira no nosso negócio, que é de família. Ela é sucessora do negócio que meu pai fundou, que é o Armazém Santa Tereza. Depois o Grupo Super Nosso além dos supermercados, temos o Momento Supernosso, que são lojas mais compactas, tem o Apoio Mineiro, que é apelidado de atacarejo, tem as indústrias Raro de Alimentos, que são duas plantas, uma de panificação e a outra de cortes especiais de carnes e fatiamento de embutidos. O grupo ao todo, hoje, emprega mais de 10 mil colaboradores diretos e um número incalculável de indiretos. 

Durante a pandemia, como foi esse trabalho? 

Esse trabalho foi mais reconhecido ainda, porque o setor que eu chamo de canal alimentar, fez um trabalho importante de abastecimento dos consumidores, dos lares e, dos pequenos comerciantes, que é o caso da DECMINAS. Nós tivemos um papel fundamental de abastecimento dos produtos dessas indústrias que nós representamos. É um serviço que nós prestamos e eu fico muito grato por poder cumprir a omnicanalidade, não sei se existe essa palavra, mas o omnichannel é o mesmo de multicanalidade, que é a atuação de formas diferentes do grupo. Tem indústria, tem atacado, tem supermercado, tem a distribuidora, além de atuamos também no comércio eletrônico, com o Supernosso em Casa, e o Apoio Entrega, que nós lançamos também, que e o e-commerce do atacado, onde comprando-se unidades já sai mais barato do que o supermercado convencional. Se comprar volumes maiores sai mais barato ainda. Nós temos o serviço de clique e retire também em várias lojas Supernosso e do Apoio. O cliente pode comprar pelo Ifood, pelo corner shop, quer dizer, essa multicanalidade, nós estamos cumprindo e isso é um trabalho de equipe. Atribuo esse destaque da DECMINAS e do Grupo Supernosso como um todo e enalteço o trabalho dos meus filhos, Rafaela e Rodolfo, que são executivos, filhos e sócios do grupo. É um trabalho de sol a sol, incansável, estamos sempre em busca de melhorias, com aquele sentimento, aquele incômodo constante em busca da melhoria. Não podemos acomodar. Não medimos esforços para melhor servir o consumidor final, o nosso cliente. 

Os desafios são constantes, não é? Como esse assumido pelo Grupo Supernosso com a rede Carrefour. Como está esse processo? 

São 16 lojas que estão sendo transformadas de Carrefour Bairro para Supernosso. Nós transformamos mais uma na Pampulha e outra na avenida Pedro II e nesse mês nós vamos concluir toda essa transformação da parceria. É uma transformação da bandeira, mas é um trabalho de parceria, a fim de que de prestar melhor serviço para o consumidor final. Nós estamos é com expertise de uma empresa multinacional, com uma marca global que é o Carrefour, com o conhecimento local do Supernosso, com a finalidade de atender melhor o nosso consumidor, o consumidor mineiro. 

Já é possível fazer um balanço de como tem sido esse trabalho? 

São um total de 16. Mais 2 lojas essa semana e faltarão mais duas que estaremos concluindo ainda dentro do mês. Nós vamos transformá-las. Mas é uma parceria inédita, nunca vista antes no mundo, que é uma marca global chancelar a nossa gestão regional, a nossa marca regional, e nós fazemos toda a operação da loja, toda a administração, abastecimento, alteração da loja. A loja pertence ao Carrefour, mas na visão do consumidor a loja passa a ter os preços, o layout, a fachada, o treinamento dos funcionários – que são do Carrefour-passam por um treinamento nosso. É uma coisa que foi criada, escrita, trabalhada. Nós demoramos dois anos para colocar de pé e, graças a Deus, nós já vemos excelentes perspectivas, já tem melhorado o desempenho. Estou muito esperançoso do sucesso dessa parceria, que já está acontecendo e, do tamanho que é o Carrefour, nós possamos estender para outros mercados. 

Como tem sido 2021? Quais são as expectativas para o fechamento do ano e as perspectivas para 2022? 

Nós estamos experimentando um crescimento nominal de 10%, que está exatamente dentro do que foi planejado e a expectativa no ano que vem é a de abrir mais lojas próprias. Esse ano ainda, além da parceria, nós temos lojas Supernosso a serem abertas, loja de Momento Supernosso e Apoio Mineiro. Ano que vem não vai ser diferente, temos cinco novas lojas próprias a serem abertas. Vamos também estudar a possibilidade de atuação no interior do estado. Nós estamos prospectando, fazendo pesquisa de viabilidade. Para nós, para mim, é como se fosse um filho que nasce. Tenho todo carinho e o cuidado para fazer o melhor. (Foto reprodução internet)

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.