Logo
Blog do PCO

Novo ritmo na cidade

Desde que o prefeito Fuad Noman assumiu a prefeitura de Belo Horizonte, sua equipe vem trabalhando para agilizar projetos e recursos que dependiam de uma intervenção política. O secretário de Governo, Josué Valadão (foto), disse que a parceira com a Câmara Municipal é muito importante e projetos importantes têm avançado. Os recursos do estado também estão sendo liberados.

O senhor começou como secretário de Transportes e agora, com Fuad Noman, está na Secretaria de Governo. Os trabalhos estão fluindo melhor politicamente, inclusive?

Nós temos trabalhado na melhoria da relação com a Câmara. A Câmara é uma parceira muito importante para os projetos andarem. Nós temos trabalhado muito na articulação com os vereadores, temos projetos importantes que já estão dando resultado e em relação a obras, temos a continuidade das obras de contenção de enchentes, que são obras de longo prazo, obras de mobilidade, que vão contemplar, principalmente a avenida Cristiano Machado, com o fluxo melhor de veículos. Será iniciado um trabalho na avenida Amazonas, que também é de longo prazo, para melhoria do trânsito. Ainda tem um trabalho de contenção de encostas, onde existem áreas de risco geológico e que têm que ser cuidadas. É um programa muito grande para ser executado.

Parece que alguns setores estão tendo mais dificuldade para retornar à normalidade após a pandemia. Como fazer a cidade caminhar mais rápido e atrair investimentos?

O principal problema, que está sendo atacado agora e que teve maior impacto na pandemia, é a educação. Nós tivemos alunos fora da escola e temos que dar uma atenção toda especial ao reforço escolar para recuperação desse tempo perdido na aquisição de conhecimento e, também, na questão das cirurgias eletivas, que ficaram suspensas devido a prioridade dada a Covid. O grande programa é de fazer a recuperação nessas duas áreas, na saúde e educação, que foram as que mais sofreram. Já a economia da cidade vem pulsando normalmente, é perceptível que a cidade começa a retomar a sua atividade econômica.

Que tipo de investimentos Belo Horizonte está apta a receber?

Qualquer tipo de investimento. Os investimentos são de iniciativa de investidores privados ou do Estado e da União. Estamos recebendo agora, por exemplo, do governo de estado, recursos para fazer a barragem que vai permitir a contenção de enchentes na avenida Tereza Cristina. É um investimento que vem do Estado e contempla Belo Horizonte e Contagem. Há ainda o interesse das empresas em investir, mas Belo Horizonte é uma cidade pequena, 85% do PIB é do setor de serviços. É natural que as empresas procurem locais mais afastados, para fazer produção industrial.

Tem um setor que chama a atenção?

O grande investimento que tentamos destravar é da indústria da construção civil. Esse é um setor que promove a economia da cidade e estamos trabalhando para simplificação de alvarás, de regulamentações. Nós temos um novo secretário de Políticas Urbanas trabalhando intensamente nisso. Tem muita coisa a ser feita e melhorada. (Foto reprodução internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *