Logo
Blog do PCO

Setor organizado ajudando no combate ao coronavírus

Ao assumir a presidência da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), empresário Modesto Araujo, da Drogaria Araujo, tornou-se também o principal porta-voz do setor. Durante a pandemia da Covid-19, farmácias e drogarias passaram a atuar também como suporte na área de saúde. Segundo Modesto Araujo (foto), o setor está preparado e organizado para ajudar ainda mais.

O senhor assume a Abrafarma em um momento grave na área de saúde no país. Esse é o momento de mostrar a importância desse setor, inclusive na vacinação e no auxílio aos que apresentam sintomas da Covid?

As farmácias e drogarias de todo o país estão auxiliando a população nesse momento da pandemia, pois o farmacêutico é um dos profissionais de saúde com maior proximidade com as pessoas. Somos mais de 8,3 mil farmácias em todo o Brasil, e estamos ajudando as prefeituras na realização das vacinações da gripe. Somente neste último ano foram aplicados mais de 6 milhões de testes rápidos do coronavírus. Estamos preparados e organizados para ajudar ainda mais, na vacinação em massa para a Covid-19, conforme a necessidade das prefeituras e dos governos.

O que significa para o senhor assumir a presidência da Abrafarma, uma Associação que representa 45% da venda de medicamentos em todo o Brasil?

É uma honra assumir esse desafio no momento em que a Abrafarma completa 30 anos e que o varejo farmacêutico realçou seu protagonismo na defesa do acesso à saúde, por meio de uma capilaridade nacional, uso intensivo de tecnologia e um mix diversificado de produtos e serviços. Com apoio de todo competente time que integra a Abrafarma, liderado pelo presidente executivo, Sérgio Mena Barreto, que neste ano, completa 21 anos na entidade, estamos retomando o papel histórico das farmácias voltado à atenção primária à saúde.

Essa parceria que a Araujo fez com a prefeitura de Belo Horizonte durante a pandemia tende a se repetir em outras campanhas de vacinação?

Sim. Estamos prontos e à disposição para ajudar as Prefeituras e o Governo nas mais de 45 cidades em que a Araujo atua em Minas Gerais. Aproveito para reforçar a importância da parceria realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte para a população se vacinar contra a gripe. Essa iniciativa garante maior segurança e conveniência à todos. Consulte a Araujo mais próxima e os horários para vacinação no site: araujo.com.br.

Durante a pandemia, a Araujo continuou avançando no interior de Minas. Como está o processo de expansão da Drogaria Araujo?

Atualmente, a rede conta com 250 lojas em 45 cidades mineiras e gera em torno 9 mil postos de trabalho. Estou muito feliz com essa expansão. Quando comecei na Araujo, em 1984, a empresa tinha 9 lojas em Belo Horizonte. Só este ano, a abertura de lojas deverá chegar a 50 unidades. Hoje estamos presentes em quase todas as regiões mineiras: Central, Noroeste, Oeste, Centro-Sul, Sul e Zona da Mata.

Quais as metas da Araujo para 2021?

Vamos encerrar o ano de 2021 com 300 unidades e um faturamento de 3 bilhões de reais. Uma das iniciativas revolucionárias da empresa foi a criação do modelo drugstore (loja de conveniência), a primeira drogaria Drive Thru no Brasil, e pioneira também no e-commerce, o que permite hoje a empresa dobrar as suas vendas no digital em relação ao ano passado. Os canais digitais irão representar 15% das vendas neste ano. É com esse espírito de inovação, respeito a saúde e sempre de encantar o cliente, que o time Araujo segue comprometido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *