Os números apresentados pela prefeitura de Belo Horizonte indicam que, ano a ano, o Carnaval de Belo Horizonte atrai mais foliões. Em 2016, 2 milhões de pessoas curtiram a festa. No ano seguinte, foram 3 milhões, sendo 129 mil turistas. Para 2018, a previsão é de que 3,6 milhões de foliões estejam presentes para o festejo de Momo, sendo 154 mil de fora da cidade. Diante desse cenário, 55,5% dos empresários esperam melhorar suas vendas na festa de Momo, em comparação a 2017, conforme mostra levantamento realizado pela área de Estudos Econômicos e o setor de Negócios Turísticos da Fecomércio MG. Se, no ano passado, 73,8% dos empresários acreditavam que o período seria positivo para o setor do comércio, em 2018, esse percentual subiu para 80,2%. A analista de Turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, entende que o Carnaval se tornou uma data para as empresas do comércio de bens, serviços e turismo da capital investirem pensando no viés turístico e eles tem que aproveitar o fluxo de turistas para fidelizar esse nicho de cliente.