Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O presidente Michel Temer cancelou várias reuniões previstas com ministros nesta segunda-feira porque quer reunir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional para discutir a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Os ministros Leonardo Picciani (Esporte), Ricardo Barros (Saúde) e o ministro Alexandre Baldy (Cidades) confirmaram o cancelamento da agenda com Temer. O Conselho da República é um órgão de consulta do presidente e dele participam, além de Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), líderes da Câmara e do Senado, o ministro da Justiça, Torquato Jardim (foto), e seis cidadãos brasileiros escolhidos pela Câmara, Senado e presidente. Além dos integrantes do Conselho da República, Temer quer convocar o Conselho de Defesa Nacional, que tem entre seus membros o ministro da Defesa, o ministro do Planejamento e o ministro das Relações Exteriores.

 

*Pôquer não é jogo de azar, mas sim de matemática e psicologia comportamental. Por isso, não há nada na legislação que impeça sua prática. Com este entendimento, o juiz Victor Garms Gonçalves, da 1ª Vara de Palmital (SP), inocentou um homem que era acusado de explorar jogo de azar por organizar torneios de pôquer. A defesa do acusado, baseou sua estratégia justamente na alegação de que não se trata de jogo de azar. Também ressaltou que o acusado não arrecada dinheiro para lucrar, mas apenas para cobrir despesas com baralho, fichas e outros gastos. A defesa apresentou um parecer feito pelo perito Ricardo Molina: “Trata-se de um jogo de habilidade, pois ficou constatado que a habilidade do jogador que participa desta modalidade de jogo, depende da memorização, das características (número e cor) das figuras apresentadas, no decorrer do jogo e do conhecimento das regras e estratégias em função desses fatores, sendo porém, resultado final desta modalidade de jogo aleatório”. Liberou geral.

 

*Representantes de 36 países vão se reunir em Brasília hoje e amanhã (20) para discutir a situação dos refugiados na América Latina e Caribe. O objetivo é avaliar como os países da região têm atuado para garantir a proteção e oferecer apoio a essas pessoas. O debate tomará como base o Plano de Ação do Brasil, conjunto de compromissos aprovado por países da América Latina e Caribe em 2014 tendo como foco a assistência a refugiados e apátridas. “Será um reconhecimento ao espírito de solidariedade e cooperação que sempre caracterizou a América Latina e o Caribe em tudo o que se refere à proteção internacional”, diz a espanhola Isabel Márquez, representante do escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) no Brasil.

 

*A fim de garantir seu acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, o empresário Joesley Batista entregou 32 anexos complementares. Quem muito aparece na papelada é o ex-ministro Guido Mantega e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Há informações também sobre o senador tucano Aécio Neves (MG) e o ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine. Informações da Coluna Expresso, de Murilo Ramos, no Globo.com

 

*Nesta quarta-feira, dia 21, será celebrado o Dia do Imigrante Italiano no Brasil, que se tornou o maior país com raízes italianas em todo o mundo. Devido a importância da comunidade italiana, a data homenageia a expedição de Pietro Tabacchi, que chegou no Espírito Santo em 1874. Essa viagem ficou conhecida como o início do processo de imigração dos italianos para o Brasil. Para conhecer mais sobre a Terra da Bota, a Edipro editou a obra “História Concisa da Itália”, que entre muitos assuntos, mapeia desde a queda do império romano, até as dificuldades que a Itália enfrenta durante os últimos dois séculos para formar uma nação-Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *