*Após ser autorizado pelo Supremo Tribunal Federal a conversar com veículos de imprensa da cela em que está preso, em Curitiba, o ex-presidente Lula (PT) concederá entrevista na manhã desta sexta-feira à Folha de S.Paulo e ao El País. O despacho do delegado da Polícia Federal de Curitiba, Luciano Flores de Lima, permitia a entrada de outros veículos de imprensa para acompanhar a conversa, dentro dos limites de espaço da sede da PF. Ontem o ministro Ricardo Lewandovski desautorizou o delegado e proibiu a presença de jornalistas de outros veículos na entrevista. Em seu despacho chegou a chamar Lula (foto) de “José Inácio”. Os jornalistas Florestan Fernandes Junior, do El País, e Monica Bergamo, da Folha, conversarão com o ex-presidente das 10h às 12h. Os dois tiveram os pedidos de entrevista autorizados em setembro passado, mas negados na sequência sob o argumento de que as falas de Lula poderiam influenciar as eleições presidenciais.
*O TRE marcou para o dia 2 de junho as eleições suplementares para prefeito e vice no município de Sete Lagoas, região central de Minas. As novas eleições ocorrerão em razão de a chapa eleita em 2016, sendo prefeito Leone Maciel Fonseca e vice-prefeito Duílio de Castro Faria, ter sido cassada pelo Tribunal Mineiro por uso indevido dos meios de comunicação social em período eleitoral. Na véspera da eleição, foram distribuídos 60 mil exemplares do jornal “Boa Notícia”, com reportagem difamatória ao então candidato a prefeito Emílio Costa, fato que teria influenciado no resultado da eleição, levando Leone à vitória.
*A equipe econômica do governo, liderada pelo ministro Paulo Guedes, prepara para divulgar nas comemorações do Dia do Trabalho, na próxima semana, um “pacote do bem” para impulsionar a economia. No pacote, estariam medidas para modernizar o Serviço Nacional do Emprego (responsável pela qualificação dos trabalhadores), mecanismos de incentivo à inovação das empresas brasileiras e regras de desburocratização do ambiente de negócios.
*Com mais de 20 anos atuando no setor de telecomunicações, o vice-presidente de digital e inovação da Vivo, Ricardo Sanfelice, anunciou que encerrará no final deste mês de abril sua “jornada na Vivo”, deixando assim o Grupo Telefônica. Disse que irá repensar a carreira e avaliar novas experiências em outros setores.
*A semana fecha com duas notícias ruins para o governo Bolsonaro. O emprego com carteira assinada caiu pela primeira vez no ano, com o fechamento de 43,1 mil vagas. E a arrecadação de impostos federais recuou em março em comparação com o mesmo mês do ano passado.
*Começa nesta sexta-feira e vai até amanhã, de 10h às 21h, no hotel Platinum Olegário, a quarta edição do Up Showroom, promovido pela jornalista Heloisa Aline, a decoradora Viviane Cota e pela publicitária Patrícia Avelar. O visitante vai encontrar desde coleções contemporâneas, como as do estilista Renato Loureiro e da Gyspsy Soul, de Juliana Recoder, além de bolsas artesanais, bijuterias, joias e peças artesanais em prata e pedra.