Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), afirmou ontem que parte da explicação para o movimento recente de valorização do dólar frente ao real tem relação com o resultado do leilão de excedente da cessão onerosa. “Como a entrada de recursos foi muito menor que a esperada, e muitos agentes do mercado se posicionaram para capturar esse dólar caindo com essa entrada, e a entrada não veio na mesma magnitude, você tem agora uma volta”, afirmou Campos Neto em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. “Isso é parte da explicação. Parte é global, parte é pré-pagamento. Tem muito exportador que também está segurando, importador que está segurando”, disse o presidente do BC. “São várias explicações.” O presidente do BC poderia dar as outras explicações para a situação ficar mais transparente.

 

*O Senado derrubou, por 41 votos a 29, uma emenda do PT na PEC Paralela que garantia benefício integral, com 100% da média das contribuições, para todos os casos de aposentadoria por incapacidade. De acordo com cálculos da equipe econômica, a alteração diminuiria o impacto fiscal proposto em R$ 78 bilhões no período de dez anos.

 

*O presidente Jair Bolsonaro assinou ontem a desfiliação do partido, segundo informou Admar Gonzaga, um dos advogados do presidente. Bolsonaro se desfiliou no mesmo dia em que a convenção nacional do PSL reconduziu o deputado Luciano Bivar (PE) à presidência da sigla, A saída de Bolsonaro do PSL foi motivada pela disputa entre ele e Bivar pelo comando da legenda. A divergência se tornou pública no começo do mês passado, quando Bolsonaro pediu a um apoiador, na portaria do Palácio do Alvorada, para esquecer o PSL e disse que Bivar estava “queimado para caramba”. No dia seguinte, Bivar respondeu: “A fala dele foi terminal, ele já está afastado. Não disse para esquecer o partido? Está esquecido”. Nessa terça, após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto, o advogado Admar Gonzaga afirmou que a desfiliação está assinada. Amanhã, uma convenção em Brasília fará o lançamento do Aliança pelo Brasil, novo partido, criado por Bolsonaro, mas que ainda terá de cumprir até março os requisitos legais para poder disputar as eleições municipais de 2020.

 

*Está em cartaz no CCBB-BH (Centro Cultural Banco do Brasil) a exposição “Caravana Modernista”, inspirada em uma expedição realizada por Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, de Belo Horizonte a Cataguases. A mostra permite uma viagem no tempo para revisitar os aspectos turístico-culturais ligados à produção do período modernista no Brasil.

 

*Está confirmado: o ex- presidente Lula vai marcar presença no Congresso Nacional do PT, em São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

 

*A atriz Camila Pitanga vai passar um Natal mais gordo. A Editora Abril deverá indenizar a atriz em R$ 300 mil, a título de danos morais, por ter retirado fotos de filme no qual ela aparecia nua e publicado na revista Playboy, em 2012, sem autorização. Decisão é da 3ª turma do STJ ao negar provimento ao recurso da editora, que pedia a redução do valor indenizatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *