Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Considerando que a manutenção do calendário original de pagamento poderia causar danos irreversíveis às finanças do estado, o ministro Dias Toffoli (foto), do Supremo Tribunal Federal, manteve o escalonamento nos salários dos servidores da educação em Minas Gerais. Em julho de 2018, o ministro já havia suspendido a decisão do Tribunal de Justiça mineiro que determinou o pagamento dos servidores até o quinto dia útil de cada mês. À época, Toffoli entendeu que efetuar o pagamento integral dos salários dos servidores da educação poderia comprometer o equilíbrio orçamentário do estado e colocar em risco o pagamento de outras categorias. A decidir pela manutenção do escalonamento contestado por entidades dos trabalhadores do ensino, o ministro reconheceu como “lamentável” a situação orçamentária dos estados brasileiros e afirmou que é necessário “esforço comum” para reverter o quadro. “A manutenção do calendário outrora vigente, de pagamento de vencimentos e proventos de aposentadorias e pensões, pode acarretar danos irreparáveis às já combalidas finanças dos estados”, afirmou, ao manter a decisão liminar que definiu o escalonamento.

 

*A ex- presidente Dilma Rousseff, usou as redes sociais para criticar a ação da PM paulista no último fim de semana, que culminou na morte de nove pessoas pisoteadas.

 

“O massacre da PM de SP, que matou 9 jovens de 14 a 23 anos asfixiados e pisoteados em Paraisópolis, quando tentavam escapar da brutalidade policial, não foi um erro, como as autoridades têm a desfaçatez de alegar: foi um linchamento e um assassinato deliberado e metódico”, tuitou a petista.

 

*O juiz Emanuel José Matias Guerra, da Justiça Federal do Ceará, aceitou um pedido de ação popular e determinou a suspensão da nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo como presidente da Fundação Palmares.A Fundação Palmares integra a Secretaria Especial da Cultura, o antigo Ministério da Cultura, e tem por objetivo promover políticas públicas em defesa da população negra. Conforme o juiz da 18ª Vara Federal, no interior do Ceará, há “diversas publicações” feitas por Sérgio Nascimento que têm o “condão de ofender justamente o público que deve ser protegido pela Fundação Palmares”. Em uma publicação feita em rede social antes de ser nomeado para o cargo, Sérgio Nascimento classificou o racismo no Brasil como “nutella”. “Racismo real existe nos Estados Unidos. A negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda.” Sérgio Nascimento se posiciona como “um negro de direita c contra o vitimismo”.

 

*A JBS, maior produtora de proteína animal do mundo, planeja investir cerca de 8 bilhões de reais no Brasil nos próximos cinco anos, enquanto se prepara para atender o aumento da demanda por carne no país e no exterior, disse nessa quarta-feira o diretor-presidente da companhia, Gilberto Tomazoni. Segundo o executivo, a despeito de fatores pontuais que elevaram os preços da carne bovina, principal produto da JBS, como a peste suína africana, um crescimento estrutural da demanda por proteína está em andamento e deve se prolongar pelas próximas décadas, o que justifica os planos de aumento da capacidade das unidades da companhia. “O mercado de carne bovina responde mais lentamente a esse movimento, mas está acontecendo, com bastante influência do aumento da demanda da Ásia”, disse Tomazoni em entrevista à Reuters. Para refrescar a memória: a JBS é aquela mesma acusada na Lava Jato de participou de todo tipo de falcatrua política.

 

*O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), inaugura, no próximo dia 10 (terça-feira), a exposição “Mário & Alphonsus Revisitados”. A mostra acontece em comemoração aos 100 anos da marcante visita de Mário de Andrade ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens. Ela será recebida simultaneamente pelas antigas residências dos dois escritores, no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana (MG), e na Casa Mário de Andrade, em São Paulo (SP), podendo ser visitada até julho de 2020.

 

Belo Horizonte vai sediar a 1ª. Feira do Queijo, no próximo dia 8 (domingo), na avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Paraíba e dos Inconfidentes. O evento, organizado por Leo Soares, terá dezenas de queijos, divididos em stands de produtores, de várias regiões queijeiras do estado, como Serra da Canastra, Alagoa, Serro, Araxá. Serra da Mantiqueira, Campo das Vertentes. Zona da Mata e Cerrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *