Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

 *O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), publicou ontem em seu blog um texto no qual defende que se enfrente o que chamou de “comunavírus”. O chanceler do governo de Jair Bolsonaro também criticou a OMS. Ernesto fez uma resenha do livro “Vírus”, do esloveno Slavoj Zizek. “Zizek revela aquilo que os marxistas há 30 anos escondem: o globalismo substitui o socialismo como estágio preparatório ao comunismo. A pandemia do coronavírus representa, para ele, uma imensa oportunidade de construir uma ordem mundial sem nações e sem liberdade”, diz o chefe do Itamaraty. “Diante disso, precisamos lutar pela saúde do corpo e pela saúde do espírito humano, contra o coronavírus, mas também contra o ‘comunavírus’, que tenta aproveitar a oportunidade destrutiva aberta pelo primeiro, um parasita do parasita.” Tem gente que não tem medo do ridículo.

 

*A demanda por voos no mercado doméstico, medida em passageiros quilômetros pagos (RPK), apresentou queda de 32,9% em março na comparação com o mesmo mês de 2019. Os números foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

*Bolsonaro diz que o país precisa ficar livre da velha política. E se acerta com quem? Com o notório Roberto Jefferson, o delator do mensalão do PT. Condenado por corrupção, Jefferson reconquistou seus direitos políticos e desde 2016 preside o PTB e se mostra o novo amigo do presidente a quem tem defendido com a mesma fúria que usou na defesa de Collor. Jefferson deverá indicar a Bolsonaro os nomes do PTB que vão ocupar cargo no governo. Coisas da nova política.

 

*A comissão formada na Câmara para propor medidas de combate ao coronavírus aprovou ontem convite para o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, falar aos deputados sobre as estratégias para frear a epidemia no Brasil. Como Teich será convidado e não convocado, ele não precisa comparecer.

 

*O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e jurista Carlos Ayres Britto afirmou, nessa quarta-feira que o presidente Jair Bolsonaro “se expõe a um processo de abertura de impeachment contra ele” quando defende o fim do isolamento e participa de protestos pedindo o fechamento do Congresso. Segundo Britto, as ofensas contra “o cumprimento da lei de decisões judiciais” e ações que violem o “livre exercício do Poder Judiciário e do Poder Legislativo” são puníveis na Lei de Responsabilidade, que pode gerar um impeachment.

 

*Até o momento, o governo registrou mais de 2,5 milhões de acordos (coletivos ou individuais) entre empresas e empregados para reduzir jornada e salário ou suspender contratos durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Os dados são da Dataprev, que analisa um a um os arquivos enviados pelas empresas. Algumas fecham mais de um acordo.

 

*Para apoiar e orientar os pequenos negócios no atual cenário, o Sebrae Minas está de volta com a campanha “Compre do Pequeno”, movimento criado em 2015 que convida a sociedade a aderir à defesa dos pequenos negócios, priorizando o segmento no momento de efetuar suas compras. Além de ajudar a manter a população mais próxima de casa, a campanha reforça a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira, contribui para proteger os empregos e estimular a economia local.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *