Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*A região sul do país foi num primeiro momento menos afetada pelo coronavírus, mas agora é uma das partes do Brasil mais preocupantes. “A pandemia no Sul caminha para um agravamento sem precedentes”, avalia o epidemiologista Lúcio Botelho (foto), professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A situação piorou significativamente no último mês em todos os três estados da região. No Rio Grande do Sul e especialmente no Paraná, a crise nunca esteve tão séria quanto agora. A média móvel de novos casos (a média dos últimos 14 dias imediatamente anteriores) atingiu seu pico de toda a pandemia nos dois estados em novembro, de acordo com dados do portal Covid 19 Brasil, elaborado por pesquisadores da Universidade de São Paulo.

*Passadas as eleições o Congresso tem uma grande responsabilidade pela frente: cumprir os prazos para aprovação dos projetos. Como bem alertou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) se as propostas econômicas não forem aprovadas neste ano, 2021 será um ano muito ruim para o País, com uma volta da recessão e uma forte pressão para o aumento dos juros. Pior do que 2020, tem jeito?

*O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (SF), pautou para o dia 11 (sexta-feira) o julgamento em plenário virtual de ações do PDT e do PTB que tratam da obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19. A sessão finaliza na sexta-feira seguinte, dia 18. Nas ações, o PDT pede que seja reconhecida a competência de estados e municípios para determinar a vacinação compulsória, enquanto o PTB pede que essa possibilidade seja declarada inconstitucional.

*Explicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o aumento da taxa de desemprego no país que aumentou de 14,0% em setembro para 14,1% em outubro, maior resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal iniciada em maio. Segundo o IBGE o aumento na taxa de desemprego é decorrente de um movimento sazonal de aumento na busca por emprego impulsionado pelas festas de fim de ano, ao mesmo tempo em que ocorre a flexibilização das medidas de isolamento social. Porém, ressalta o instituto, embora haja mais pessoas procurando uma ocupação, o mercado de trabalho ainda não consegue gerar vagas em quantidade suficiente para absorver toda a mão de obra disponível.

*Reforça a explicação a publicação nessa terça-feira (1º.), pelo próprio IBGE, que o desemprego no país bateu novo recorde em outubro. Ou seja, o Brasil encerrou o décimo mês do ano com um contingente de 13,8 milhões, cerca de 3,6 milhões a mais que o registrado em maio, o que corresponde a uma alta de 35,9% no período. Com isso, a taxa de desemprego ficou em 14,1%, a maior da série.

O cantor/compositor Caetano Veloso, que custou a aderir às lives, anunciou para o próximo dia 19 (sábado), às 21h, a #livedoCaetanodeNatal. Ele se apresenta sozinho com transmissão pelo Youtube. A divulgação vem sendo feita pela mulher de Cae, Paula Lavigne, nas redes sociais.

*O carioca é realmente especial, não perde o humor e a irreverência nem em pandemias. Pois, foi só o prefeito do Rio derrotado, Marcelo Crivella, declarar no último debate: “A verdade é que o Eduardo (Paes) desfilar com aquele chapéu de “Zé Pilintra”, além de muita gente ter votado com o chapéu, os camelôs da Cidade Maravilhosa estão vendendo feito água o acessório em alguns pontos da cidade.

*A fotógrafa mineira Isis Medeiros lançou o livro “15h30”, em que documenta em fotografias a tragédia do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana. O livro, cujo título é uma referência ao horário em que foi anunciado o rompimento da barragem, vem ilustrado com 71 fotos e tem prefácio assinado pelo ativista indígena Ailton Krenak. O lançamento aconteceu na última segunda-feira (30) pelo canal do Youtube da editora Tora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *