Blog do PCO

JOGO ABERTO

Por Paulo César de Oliveira
Super Banner Topo   728x90
Tereza Cristina (foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

*Defensora de uma política nacional para transformar minerais críticos em desenvolvimento e inovação, a senadora Tereza Cristina (foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado), PL-MS, até esta segunda-feira, era a única parlamentar a apresentar três emendas ao Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, que é uma das prioridades do governo federal. O projeto relatado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) é o primeiro da pauta do Plenário do Senado, desta quarta-feira, 2. Entre as propostas apresentadas pela senadora, a que reduz os poderes do conselho dos minerais críticos, é justamente uma das principais preocupações do governo. As outras emendas apresentadas pela senadora reforçam a redução da dependência externa e detalham os critérios para definir um mineral como crítico.

*O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD), afirmou que pretende colocar em votação nesta quarta-feira,2, a proposta que acaba com a escala de trabalho 6×1. Segundo o senador, apesar da disposição entre parlamentares para aprovar o texto, “quem decide é a maioria”. Ele também admite a possibilidade de senadores da oposição apresentarem pedido de vista para adiar a votação. Para o relator da matéria, senador Omar Aziz (PSD), o apelo popular da pauta e a proximidade das eleições devem pesar na decisão dos parlamentares. Segundo Aziz, nenhum senador será “louco de votar contra” seu relatório diante da pressão popular pela mudança na jornada de trabalho. 

*Brasil é o país com o maior número de padarias independentes do mundo. O dado foi revelado por um levantamento da Euromonitor International, apresentado durante a Fipan, a maior feira de panificação, confeitaria e food service da América Latina, que reuniu cerca de 58 mil profissionais do Brasil e do exterior, em São Paulo. Segundo o estudo, o país conta com 70.235 estabelecimentos desse tipo, responsáveis por um faturamento de US$ 5,12 bilhões em 2024 (cerca de R$ 27,4 bilhões). O setor de panificação como um todo representa 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e se consolidou como um dos pilares da economia e da cultura alimentar nacional. No ranking global, o Brasil lidera em quantidade de padarias, à frente de Estados Unidos e Reino Unido, embora ocupe o terceiro lugar em receita.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.