Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Das 26 capitais brasileiras, apenas uma será governada por uma mulher: Boa Vista (RR), onde Teresa Surita (PMDB) se elegeu no primeiro turno. A situação é idêntica à de 2012, quando a própria Teresa Surita (foto) era a única mulher entre os prefeitos das capitais. No segundo turno, duas mulheres concorreram à prefeitura de capitais neste ano: Angela Amin (PP), em Florianópolis, e Rose Modesto (PSDB), em Campo Grande. Angela Amin perdeu para Gean Loureiro (PMDB) por 50,26% a 49,74%, enquanto Rose Modesto perdeu para Marquinhos Trad (PSD) por 58,77% a 41,23%. Das 57 cidades onde foi disputado o segundo turno, apenas uma mulher ganhou: Raquel Lyra (PSDB), em Caruaru (PE). Ela se soma às 637 mulheres que se elegeram prefeitas no primeiro turno, de um total de mais de 5 mil cidades.

 

*Ao comentar as novas regras eleitorais que proíbem a doação de empresas para candidatos, Gilmar Mendes disse que de 2012 para 2016 as doações de campanha caíram de R$ 6,4 bilhões para R$ 2,4 bilhões.

 

*Um acidente inusitado movimentou ontem as eleições no Amapá. Um barco a serviço do Tribunal Regional Eleitoral do estado, que fazia o atendimento às comunidades ribeirinhas de Macapá afundou. O nome da embarcação era “Deus nos Guie II . De acordo com o diretor-geral do TRE-AP, Veridiano Colares, o acidente ocorreu com o barco ancorado, quando a maré alta fez com que a água o inundasse. O equipamento para a eleição foi salvo e a votação nos locais atendidos pela embarcação foi mantida.

 

*Tem candidato a vereador reclamando por não ter conseguido fazer campanha em aglomerados da cidade. Alguns foram impedidos de entrar nos aglomerados outros, por serem conhecidos de alguns moradores, desaconselhados a buscar votos na região. Alegação: os chefes já estavam comprometidos com outras candidaturas. Não, isto não foi no Rio de Janeiro, não. Foi em Belo Horizonte mesmo.

 

*A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 699/15, que proíbe a venda direta ao consumidor de carne previamente moída. A proposta é de autoria do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Aureo (SD-RJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *