Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Fernando Henrique Cardoso (foto) defende agilidade na adoção de novas políticas para enfrentamento da questão das drogas, como forma de barrar o avanço do crime organizado no país. “O Estado está perdendo o controle de seu próprio território”, afirma o ex-presidente, referindo-se à atuação das organizações criminosas em presídios e zonas de fronteira.

 

* Museu Mineiro vai sediar, nos dias 22 e 23 de maio, um seminário internacional para discutir o Marfim africano no espaço atlântico: circulação, manufatura e colecionismo. O seminário apresentará o resultado da pesquisa desenvolvida por pesquisadores brasileiros e estrangeiros sob várias perspectivas: sociais, historiográficas e estéticas. Ao todo, 17 pesquisadores, entre professores da UFMG, de outras instituições nacionais, da Universidade de Lisboa e das universidades americanas de Yale, Wesleyan e Chicago, participarão do evento.

 

* Escritor Marvos Mota lança, no dia 10 de maio, em Ipatinga, “A Maldição das Fadas”, terceiro livro da série Objetos de Poder, publicação que virou febre entre os adolescentes de Belo Horizonte. No dia 13, o livro será lançado em Contagem, e no dia 20 a publicação chega a BH. No primeiro livro, o autor utiliza elementos da matemática; no segundo, elementos de Geografia e História; e no terceiro, traz fundamentos das ciências naturais e linguística.

 

*O fotógrafo Guto Ballesteros apresenta no CASAMIRADOR Savassi seu mais novo projeto. Do dia 3 ao dia 15 de maio, os visitantes poderão conferir as belezas e a cultura do país asiático, que de 1962 a 2010 viveu sob uma severa e sangrenta ditadura militar e durante grande parte desse regime, esteve completamente fechado para o turismo. Apesar de toda a pobreza e história de repressão, o povo de Myanmar é feliz e orgulhoso de seu país e as fotos de Guto captam a essência desse destino exótico e ainda pouco explorado.

 

* Parcelamento das dívidas previdenciárias será um dos temas que irão esquentar os debates da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, promovida pela Confederação Nacional dos Municípíos (CNM)

 

*Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra o forte crescimento da economia informal nos últimos anos. Consequência da grave crise enfrentada pelo país, em 2014 o número de firmas abertas ultrapassou o do fechamento.

 

*Enquanto a Segunda Turma mandou soltar José Dirceu, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o deputado Federal Paulo Feijó (PR-RJ) a 12 anos, 6 meses e 6 dias de reclusão, em regime inicial fechado, mais 374 dias-multa. Foi determinada ainda a perda do mandato parlamentar e sua interdição para exercício de cargo ou função pública de qualquer natureza e de diretor, membro de conselho de administração ou de gerência das pessoas jurídicas citadas na lei de combate à lavagem de dinheiro (Lei 9.613/1998), pelo dobro da pena privativa de liberdade aplicada. Feijó é acusado de crime de corrupção e lavagem de dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *