A relação de confiança entre médicos e pacientes é um dos segredos dos resultados que o Biocor vem obtendo no atendimento de pessoas portadoras de diferentes problemas de saúde. Esta qualidade de atendimento e a satisfação do paciente é acompanhada de perto, aliás muito de perto, pelo diretor do Biocor Instituto, o médico Mário Vrandecic. Diariamente, de segunda a segunda, ela percorre cada leito, conversa com os pacientes, dentro de uma política de estabelecimento de confiança. Todos os servidores do hospital estão engajados neste programa que tem se mostrado fundamental para a boa gestão. Vrandecic (foto) acredita ainda que um bom atendimento médico depende da atualização constante dos profissionais e da utilização de tecnologia moderna. Por isso o Biocor Instituto investe muito no que há de mais atualizado na área.
Muito se critica a área da saúde no Brasil. Qual a avaliação do senhor sobre a saúde no país?
É preciso uma visão objetiva e propositiva para a Saúde no Brasil. São inegáveis as mudanças no quadro da saúde no país. Índices da década de 40, por exemplo, demonstram que a taxa de fecundidade era de 6,2 filhos por mulher, hoje registramos 1,9 filho por mulher (dado de 2009). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, mais de 17 milhões de pessoas morrem no mundo vítimas de doenças cardiovasculares. Trata-se, também, da maior causa de mortes no Brasil. Os jovens e as mulheres ganham, infelizmente, cada vez mais espaço dentro dessa triste estatística por causa de condições várias como a vida sedentária, o tabagismo, o stress, o uso imoderado de bebidas alcoólicas, o elevado consumo de sal e açúcar, entre outros problemas tão presentes na vida moderna. O controle da alimentação, exercícios diários e regulares, o não tabagismo, além do aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, melhora a saúde e ajuda a controlar o peso. Estes hábitos devem ser multiplicados aos filhos, para que eles cresçam de maneira saudável.
Mas além da conscientização, o que mais nos falta? Estas mudanças citadas pelo senhor preocupam também o Biocor?
Precisamos investir na boa formação de profissionais, na prevenção, além de atuar com eficiência nos cuidados de base. O Biocor Instituto avança, mesmo neste momento de crise, investindo na atualização tecnológica e de infraestrutura, além da contínua capacitação das pessoas, buscando o intercâmbio de conhecimentos e experiências, por meio de simpósios e cursos realizados na instituição. Em 2016 foram mais de 90 mil horas de treinamento e educação continuada nas áreas médica, de enfermagem e administrativa. Em 2016, o Biocor manteve sua estratégia de inovação de processos, baseado nas melhores práticas institucionais orientadas pelas certificações ISO 9001 (qualidade), 14001 (meio ambiente) e 27001 (segurança da informação); OHSAS 18001 (saúde e segurança ocupacional); ONA Nível III (acreditação máxima com excelência); QSP 31000, baseada na ISO 31000 (gestão de riscos); NIAHO (acreditação internacional norte-americana) e FNQ (padrões de excelência), além da conformidade à ISO 50.001 (eficiência energética). A tecnologia na área da saúde é uma necessidade, por isto o BIOCOR Instituto procura, continuamente, manter-se atualizado. Investimentos nos sistemas de imagem, como a hemodinâmica, têm uma importância singular nas diversas especialidades de um hospital de alta complexidade e, de modo especial, na cardiologia, na cirurgia cardíaca e na neurologia clínica e cirúrgica, entre outras. Em razão disto, o BIOCOR Instituto sempre manteve seu Setor de Hemodinâmica equipado com aparelhos modernos e com tecnologia de ponta, submetidos a rigorosa manutenção. Estes equipamentos são continuamente atualizados e, periodicamente, renovados.
O sr tem como metodologia de trabalho a relação confiança médico-paciente. Esse tipo de relação está cada vez mais distante da realidade da medicina atual?
Todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, cada paciente do Biocor recebe a minha visita, pessoalmente, junto com representantes do Corpo Clínico e da Enfermagem. Essa atividade me faz sentir fiel aos meus princípios e valores éticos e profissionais. O olhar de cada paciente, todos os dias, renova as minhas energias e reafirma a relação de confiança médico-paciente, servindo, ainda, como importante canal de diálogo, pois pergunto, entre outras coisas, como vão, o que eu posso fazer para melhorar ainda mais o atendimento e se porventura, está faltando algo. Assim, colho pessoalmente a impressão do nosso paciente e seus familiares entrando, em tempo real, em contato com os médicos ou qualquer outro setor do hospital para facilitar a comunicação, minimizar riscos e zelar pelo bem-estar das pessoas. É uma sensação fantástica que me traz grande realização. Nessas visitas diárias, são atualizadas informações assistenciais e obtidas as impressões de cada paciente, consolidando o diferencial do Biocor, não só pela qualidade dos serviços e de toda equipe, mas também pelo acolhimento pessoal e humanizado.
Esta busca de estabelecimento de uma relação de confiança é um estilo pessoal ou é da rotina de todos no hospital
isso não é um trabalho individual e isolado, mas uma prática disseminada por todo o Biocor Instituto, sendo seguida essa mesma política pelos meus colegas médicos, capitaneada pela Diretoria Médica e pela Diretoria Clínica, por toda a equipe de Enfermagem, além do nosso staff Administrativo. Fazemos o mesmo com as Operadoras de Planos de Saúde e com os fornecedores, sempre atuando com transparência e ética. Portanto, o esforço do Biocor está focado na contínua melhoria assistencial, aprimoramento e projetos de expansão física, dentro de um planejamento de curto, médio e longo prazos, inspirados na nossa política de governança corporativa, sustentabilidade e consolidando a tendência de crescimento positivo. Através do bom exemplo e da atuação em conjunto conseguimos a adesão dos bons colegas, até porque o nosso objetivo final é apenas um: o paciente! Resumindo, trabalhamos duro, 24 horas por dia, sete dias por semana, aplicando toda a nossa competência em prol do paciente, sempre com muito respeito e, sobretudo, carinho no acolhimento.
Temos hoje no Brasil uma situação em que o mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya, e agora do transmissor da febre amarela estão avançando no país. O Brasil pode perder essa guerra contra o mosquito?
Sentimos falta de políticas públicas organizadas que privilegiem a prevenção, bem como a atenção básica, através da educação, saneamento, acesso a recursos regionalizados, etc. A atual crise da saúde no Brasil, está evidente, é ausência de medidas preventivas que acabaram levando aos problemas enfrentados hoje com a Dengue, Zika e Chikungunya. A demora e a atuação muitas vezes desorganizada são visíveis. Contudo, temos bons profissionais e núcleos de excelência no Brasil, por isso confiamos na superação desse problema atual. Temos registrado evolução, porém mais concentrada nos maiores centros hospitalares. Somos muito dependentes da indústria externa, mas temos campo e capacidade para desenvolvermos essa base no Brasil. Ultimamente temos sofrido com a falta de produtos e elemento, por insuficiência no fluxo dos componentes importados. Acredito que, com empenho e vontade de todos, podemos superar esse desafio. No Brasil, o investimento ainda é pequeno, porém, com método e perseverança chegaremos na meta que é alcançar os países como os Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, entre outros. Temos pessoas capazes e instituições reconhecidas que podem alavancar esse movimento. O Biocor Instituto acredita nisso, por isso mantém o foco na educação continuada, formação de profissionais na especialização e, sobretudo, empenho em pesquisas científicas.
Falta aos governantes pensar em excelência na saúde para mudar esse quadro da saúde pública no país?
Competência, educação continuada, tecnologia, pesquisa científica, acolhimento e qualidade em serviços, são alguns dos pilares para a formação de uma cultura de excelência. O Biocor acredita nisto! Temos um sistema de acompanhamento de indicadores que nos permite analisar criticamente os nossos resultados. Assim, construímos uma cultura organizacional e assistência que nos permite o reconhecimento como referência em todo o estado de Minas Gerais e no Brasil, ganhando visibilidade internacional pelas práticas de excelência e resultados clínicos que são benchmarks em relação a centros dos Estados Unidos e da Europa. O Biocor Instituto é reconhecido por sua assistência à saúde com qualidade, agilidade, carinho no acolhimento e respeito, aliando uma estrutura completa, equipes competentes e tecnologia de ponta, tudo em um só lugar para melhor atender. Neste rol completo de serviços, merece destaque o Setor de Imagens e Métodos Diagnósticos do Biocor Instituto, apresentando equipamentos modernos, como o inovador equipamento de Tomografia Computadorizada Multislice de 64 canais, modelo Brilliance da Phillips, 3D, com tecnologia Essence, além de ótima logística e total integração com o Corpo Clínico. Fiel ao compromisso de contínua atualização tecnológica e permanente desenvolvimento científico, o Biocor Instituto adquiriu uma nova Ressonância Magnética – Philips Multiva 1.5T, com 16 canais, superfície 3D em tempo real e sistema FlexStream que facilita 100% das aplicações cerebrais, coluna vertebral, torso, musculoesqueléticas, além de reduzir em 40% o tempo de preparação do paciente. Além da estrutura moderna, da tecnologia de ponta, da gestão profissional e da equipe competente, o Biocor se diferencia pela sensibilidade no acolhimento e respeito aos pacientes, entre outros. Essa prática de acolhimento agrega bem-estar ao doente e aos seus familiares, além de realização profissional a toda a equipe assistencial. Esse acolhimento agrega bem-estar ao doente e aos seus familiares, além de realização profissional a toda a equipe assistencial.O nosso diferencial é a assistência avançada e completa, inseparável de uma atenção carinhosa e sempre presente, o que garante ao Biocor Instituto, em seus quase 30 anos de existência, um nível de aprovação raro de 99,7% dos pacientes e familiares satisfeitos com o atendimento da instituição.Trabalhar pela sustentabilidade do Biocor é reconhecer a importância de gerar os meios necessários para o cumprimento da missão maior de prestar uma assistência a saúde com qualidade, competência, técnica, moderna estrutura, tecnologia de ponta, minimização de riscos, respeito e, sobretudo, acolhimento.
Alguns especialistas criticam que o ensino da medicina no Brasil parou no tempo. O senhor concorda com isso? As universidades têm formado profissionais em condições de atender a demanda da população?
Como toda atividade científica, a medicina é dinâmica e o seu ensino tem que acompanhar as mudanças e, se possível, prever o que fazer melhor para um futuro saudável para a nossa população. Vemos o rápido envelhecimento populacional, a alta da obesidade de homens e mulheres e o aumento da carga de doenças crônicas. Isto é, aumento de comorbidades associadas. Da mesma forma, não podemos perder de vista a importância da formação dos nossos profissionais, pois eles serão os futuros líderes na saúde. Há muitas mudanças, como visto, e o Biocor foca os seus esforços na capacitação de suas equipes, na atualização tecnológica, na melhoria contínua de seus serviços e, principalmente, no acolhimento dos nossos pacientes, com segurança, ética, respeito e muito carinho.
Que perspectivas o senhor vê para este ano? Muitos acreditam que a partir do segundo semestre a situação comece a melhorar?
Segundo levantamento da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), a receita líquida dos 22 maiores hospitais particulares do país caiu 1,8% no ano passado. Cerca de 30% dos medicamentos, materiais e equipamentos são importados e atingidos diretamente pela variação do dólar. Neste momento de crise econômica e política que afeta o país, o Biocor procura realizar discussões de ideias, além de parcerias com as operadoras de planos de saúde, visando aperfeiçoar o funcionamento da saúde suplementar, através da melhoria do aproveitamento da estrutura e ganho de qualidade assistencial para o paciente. Além de acreditarmos no Brasil, trabalhamos dia a dia com toda a nossa capacidade e empenho para atingirmos as nossas metas e contribuirmos na construção de um futuro melhor para os usuários do hospital, os seus familiares, médicos, colaboradores e a nossa comunidade. Nas visitas diárias que faço a todos os pacientes, são atualizadas informações assistenciais e obtidas as impressões de cada um deles, consolidando o diferencial do hospital, não só pela qualidade dos serviços e de toda equipe, mas também em prol dos pacientes e da sociedade. Jamais vamos nos deixar cair nesse momento de crise.
O senhor adiou algum investimento no Biocor devido a situação econômica brasileira?
Não adiamos as nossas ações e continuamos seguindo o nosso Planejamento e o nosso Plano Diretor. Sempre fomos pioneiros na área da saúde. Obtivemos a certificação do nosso Sistema de Gestão pela ISO 9002, em 1997, mantendo os esforços na melhoria contínua vindo a ser acreditado pela ONA Nível III de Excelência no ano de 2005, e depois, em 2008, integrou as certificações ISO 9001 e 14001, bem como OHSAS 18001 para, em seguida, alcançar a certificação americana National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – NIAHOSM, o que ocorreu em 2009. Contudo, qualidade tem hora apenas para começar.A partir de 2010, anualmente, obtivemos a Certificação de Conformidade Legal, além da conquista da certificação da gestão de riscos (31000) e conformidade à ISO 27.001 (segurança da informação) e ISO 50001 (eficiência energética), entre outras acreditações e prêmios nacionais e internacionais. O nosso Plano Diretor prevê, para o biênio 2016/2017, mais uma nova área de, aproximadamente, 6 mil metros quadrados dentro do complexo hospitalar do Biocor. Esse projeto, já em fase de estudos técnicos, proporcionará novos leitos, a expansão do CTI, do bloco cirúrgico, do pronto atendimento, além de um completo centro de tratamento oncológico, incluindo radioterapia. Esperamos, assim, aumentar ainda mais a nossa resolubilidade inserindo mais essa importante especialidade que é a Oncologia. Enfim, o Biocor está apto a dar total cobertura às necessidades dos nossos pacientes nas especialidades da alta complexidade.
Mesmo com todos esses problemas, vale a pena investir no Brasil?
Com toda certeza, vale a pena investir no Brasil. O Biocor acredita e dá o seu exemplo. Além do crescimento estrutural, o hospital faz constantes investimentos em novas tecnologias, merecendo destaque, entre outros, a Tomografia Computadorizada Multislice de 64 canais, modelo Brilliance da Phillips / Essence já em operação, um dos mais avançados equipamentos de TC do mundo, inclusive com tecnologia 3D; novos equipamentos de Hemodinâmica; moderno sistema para cirurgia robótica cardíaca e torácica; sistemas anestésicos digitais, modernos equipamentos de ecocardiografia, sistema de imagenologia digital; rede sem fio; novo servidor, entre tantos outros. O Pronto Atendimento do Biocor Instituto está equipado para prestar atendimento de emergência a pacientes nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardiovascular e Torácica, Ortopedia e Traumatologia. Localizado estrategicamente no complexo hospitalar, o Pronto Atendimento tem ligação direta com o Heliponto, conta com entrada exclusiva e está próximo aos setores de diagnóstico, terapia intensiva, hemodinâmica, centro cirúrgico e unidades de internação. Contratação de capital intelectual (pessoas) dedicadas à inteligência de negócio de saúde. Podemos citar, ainda, outros projetos em desenvolvimento neste ano, como:
• em termos clínicos o DRG aponta para resultados clínicos/cirúrgicos iguais e /ou melhores que os desempenhos obtidos no Brasil e no mundo.
• em termos gerenciais foram dados mais alguns passos importantes no desenvolvimento da Governança Corporativa (mais dados, em tempo real, gerando informações certas para pessoas certas no tempo certo no formato certo em qualquer ponto da Instituição).
• em termos econômicos e financeiros mantivemos a projeção dos resultados dentro das expectativas orçamentárias.
• Small Data com mais dados em tempo real e novos formatos mais eficientes para as lideranças.
• Assistência Beira Leito.
• Maior e mais próximos relacionamentos com compradores de serviços hospitalares bem como fornecedores de materiais, medicamentos e órteses e próteses, entre outros.