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Cursos em outras áreas de conhecimento

Durante a audiência pública, a presidente do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes), Ivany Rodrigues Pino (foto), ressaltou que o documento poderia não se ater à regulação dos cursos a distância. “Esse documento privilegia uma estrutura que, no nosso entender, é adequada e apropriada à questão da regulação, mas achamos que poderia ter papel não apenas de regulação, mas no processo de indução de novos cursos nos projetos das universidades brasileiras em áreas de conhecimentos que não sejam somente as áreas das humanas”, afirmou. O representante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Mário de Azevedo, mostrou-se preocupado com a regulamentação da função do tutor. “Precisamos regulamentar esse papel, não se pode deixar de forma tão flexível como é hoje”, explicou. O projeto explicita que, no quadro de profissionais de magistério dos cursos a distância, devem constar professores e tutores, bem como a clara explicitação de suas atividades, regime de trabalho e titulação, entre outros itens. Luiz Roberto Curi ressaltou ainda que as sugestões e avaliações encaminhadas pelas instituições serão vistas pelo Conselho Nacional de Educação. “Vamos trabalhar agora com agilidade, absorver essas questões, e retornar a eles para que possamos depois verificar, na tréplica dos participantes ao novo texto, se há necessidade de nova audiência pública”, disse Curi.

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