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Endividamento cai, inadimplência aumenta

Paulo César de Oliveira
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Na última Pesquisa de Endividamento do Consumidor (PEC-BH) deste ano, realizada pela Área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, em dezembro, o endividamento do consumidor de Belo Horizonte chegou aos 52,1%, uma queda de 2,7 pontos percentuais em relação a novembro, que marcou 54,8%. Já o índice de inadimplência do consumidor teve um leve aumento e bateu a maior marca do ano, chegando a 6,3% em dezembro, ante 6% em novembro.  O economista da Fecomércio MG Gabriel Ivo (foto) explica as diferenças entre os termos inadimplência e endividamento. “Inadimplentes são todos os compromissos financeiros que superaram 90 dias para quitação e passam a constar no cadastro do Banco Central do Brasil. Endividamento diz respeito a qualquer compromisso financeiro assumido pelo consumidor em médio ou longo prazo, como financiamento de carro ou imóvel”, explica. De acordo com 90,9% dos entrevistados da PEC-BH, o principal motivo para o atraso dos compromissos financeiros dos belo-horizontinos foi a falta de planejamento. Entre as medidas para saldar os compromissos em atraso, 36,8% dos consumidores afirmaram deixar de usar o cartão de crédito. “Nota-se que as pessoas confundem o meio de pagamento ou financiamento como se fosse um tipo de aquisição de um bem ou serviço. Trata-se de um indicativo do uso indiscriminado e descontrolado do cartão para aquisição de uma vasta gama de bens e serviços seguido, muitas vezes, de não acompanhamento sistemático pelos comprovantes de compras”, sinaliza o economista.

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