Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Pesquisa divulgada pelo Movimento Transparência Partidária (MTP) revela que ainda é muito pequena a participação feminina nos partidos políticos brasileiros. O quadro é “bastante preocupante” porque existem apenas dois partidos com maioria de mulheres, disse o cientista político Marcelo Issa (foto), professor da Fundação Getulio Vargas. Mesmo no Partido da Mulher Brasileira (PMB), o percentual de filiadas não passa de 55%, e, no Partido Republicano Brasileiro (PRB), elas participam com 51%. A quantidade de mulheres em cargos de direção partidária também é baixa: fica, nacionalmente, na casa dos 20%. “E não há renovação dentro dos partidos políticos”, afirmou Issa. A grande maioria dos partidos tem entre 40% e 46% de mulheres. “Na lanterna, infelizmente, dois partidos recentes: a Rede, com 63% de homens, e o Partido Novo, com 86% de homens”

 

*“Rei morto, rei posto”. Pessoas próximas ao ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, dizem que o advogado de defesa de Lula estaria baqueado com a derrota sofrida no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, por unanimidade, negou o habeas corpus preventivo para impedir a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aliás, este teria sido o segundo golpe sofrido num período curto de tempo por Pertence. O outro foi não ter conseguido ser recebido pela presidente do Supremo, Cármen Lúcia, de quem Sepúlveda Pertence esperava mais deferência.    

 

*A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) marcou para o dia 12 de abril as eleições da sua nova diretoria para o quadriênio 2018/2022. Encabeça a chapa única o industrial Flávio Roscoe Nogueira, presidente da Indústrias Têxteis de Malhas de Minas Gerais. Ele sucederá Olavo Machado Junior, que por sete anos presidiu a Fiemg, que no ano passado registrou um orçamento de R$ 1,1 bilhão.

 

*A deputada estadual Manuela D´Ávila, do Rio Grande do Sul, está de volta a Minas, onde lançou em janeiro deste ano sua pré-candidatura à presidência da República pelo PCdoB. No próximo dia 19 (segunda-feira), ela recebe o título de cidadã honorária de Belo Horizonte, às 19h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A homenagem foi proposta pelo vereador Gilson Reis (PCdoB). 

 

*O juiz Cel PM James Ferreira Santos toma posse na presidência do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), no próximo dia 15 (quinta-feira), às 19 horas, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Também serão empossados o juiz cel PM Rúbio Paulino Coelho, no cargo de vice-presidente, e o juiz Jadir Silva, no cargo de corregedor do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *