Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

* O Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou ontem (25) em 4,5% a meta de inflação oficial (medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA) em 2017. A margem de tolerância, no entanto, foi reduzida de 2 para 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Com a decisão, o IPCA poderá chegar a, no máximo, 6% em 2017. A meta de inflação é sempre fixada com dois anos de antecedência pelo CMN, na reunião de junho. Desde 2005, esse percentual está mantido em 4,5%. Desde 2004, o CMN não alterava a banda para a meta de inflação. Naquele ano, o conselho reduziu o limite de tolerância da inflação de 2006 de 2,5 para 2 pontos percentuais. O Conselho Monetário Nacional é composto pelos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa (foto), e pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

 

* O fim dos impostos sobre os alimentos é um dos pontos defendidos pela cartilha Uma Reforma Tributária para Melhorar a Vida do Trabalhador, lançada ontem (25). O material será distribuído pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, aos trabalhadores da categoria. Segundo o economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro João Sicsú, um dos responsáveis pela elaboração da cartilha, é importante apresentar essas propostas para que a sociedade entenda a necessidade de fazer uma revisão do sistema tributário. “A sociedade não tem consciência da necessidade da reforma tributária. A sociedade imagina que todos pagam altos impostos e que é injusto pagar imposto. Na verdade, não é injusto pagar imposto. O que é injusto é distribuir mal a carga tributária”, disse Sicsú. Sobre a proposta de não taxar alimentos, o economista lembrou que é uma prática amplamente adotada no mundo. “A Inglaterra é a meca do capitalismo e lá não existe nenhum imposto sobre alimentos. Nos Estados Unidos, a maioria dos seus estados não cobra nenhum imposto sobre alimentos”, exemplificou.

 

* O Villa Café, indústria mineira de café gourmet, especializada na produção, beneficiamento e comercialização de cafés, estará presente na feira Summer Fancy Food Show, em Nova Iorque nos Estados Unidos, entre os dias 28 e 30 de junho. A feira reúne expositores do segmento specialty food, composto por alimentos e bebidas que se diferenciam pela qualidade, inovação e estilo.

 

* Quem está aniversariando hoje é a diretora de Implantação do Grupo Tenco, Adriana Gribel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *