Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

Em dezembro, o número de consumidores com contas em atraso cresceu 3,45% na comparação com o mesmo período de 2013. Os dados são do Indicador de Inadimplência calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Eles representam aproximadamente 54,5 milhões de consumidores, 38% da população brasileira, que terminaram o ano com restrições no Cadastro de Pessoa Física. Apesar do aumento, os números divulgados ontem indicam que esse foi o crescimento mais fraco dos meses de dezembro desde 2011. Conforme o SPC Brasil, o aumento na inadimplência em ritmo menor tem como causa peculiaridades da economia em 2014 e maior seletividade na concessão de crédito. “As vendas de itens essencialmente ligados a crédito, como móveis, eletrodomésticos, veículos e materiais de construção têm apresentado franca desaceleração”, afirmou Marcela Kawauti (foto), economista-chefe do SPC Brasil.

 

*A Polícia Militar de Minas se nega a cumprir determinação judicial de retirar famílias que ocupam o entorno de uma barragem de contenção na área do Parque Ecológico do Cardoso, na região da avenida Mem de Sá, no bairro Santa Efigênia. A ordem de retirada das famílias foi dada em dezembro, pela 3ª Vara de Feitos da Fazenda Municipal, mas até agora a PM não cumpriu a determinação. Ontem, alegando razões técnicas, adiou novamente a ação. Em nota a prefeitura cobrou a retirada das famílias que, segundo a defesa civil, estão em situação de alto risco, já que existe a possibilidade de rompimento da barragem pela ação dos próprios invasores que estão retirando vegetação e fazendo buraco na barragem. Se houver o rompimento a prefeitura estima que 200 mil toneladas de água, terra e detritos serão liberados, destruindo as casas e rolando pela avenida. É torcer para que isto não aconteça. Se acontecer e houver uma tragédia com mortes, quem será o responsável? Mas antes, é preciso saber quem e porque, está descumprindo a ordem judicial.

 

*Mutirões contra a dengue somaram mais de 12 toneladas de materiais recolhidos. Ao todo foram realizados 280 mutirões por toda Belo Horizonte.

 

*Miguel Paiva, criador da Radical Chic e do Gatão de Meia-Idade, vai lançar um site com o seu acervo, que reúne mais de 10 mil cartuns, quadrinhos e ilustrações. Para começar o trabalho, Paiva lançou um financiamento coletivo na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *