GASTRONOMIA AFETIVA E TRADIÇÃO DOCEIRA GANHAM DESTAQUE NO CONEXÃO CULTURAL, EM OURO PRETO
Festival gratuito valoriza mulheres locais e saberes tradicionais da culinária ouro-pretana nos dias 27 e 28 de junho
A primeira edição do festival Conexão Cultural, que acontece nos dias 27 e 28 de junho, em Ouro Preto, chega à cidade histórica propondo uma celebração da cultura local em suas múltiplas expressões — e a gastronomia ocupa um lugar central nessa experiência. Realizado gratuitamente na Praça de Lazer do bairro Cabeças, o evento reunirá música, feira criativa, apresentações artísticas e uma programação gastronômica voltada à valorização dos saberes culinários tradicionais da região.
Mais do que uma feira de comidas, o Conexão Cultural aposta na gastronomia como patrimônio cultural, memória afetiva e instrumento de fortalecimento da economia local. Durante os dois dias de programação, o público poderá conhecer produtores, doceiras, quitandeiras e cozinheiras que mantêm vivos modos de fazer tradicionais profundamente ligados à identidade de Ouro Preto e seus distritos.
O projeto Conexão Cultural tem o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, realização da VB Comunicação, Blog do PCO, jornal O Tempo e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Um dos destaques será a realização de três encontros de “cozinha ao vivo”, conduzidos por mulheres que representam diferentes trajetórias da culinária regional: as chefs Karina Moreira e Rejane Melo e a doceira tradicional Vovó Pia.
Tendo forte atuação em defesa da biodiversidade alimentar e da preservação dos saberes da cozinha caipira brasileira, a chef ouro-pretana Karina Moreira desenvolve há mais de uma década um trabalho voltado à gastronomia artesanal, utilizando ingredientes locais e técnicas tradicionais. Rejane Melo atua há mais de 13 anos com gastronomia e turismo de experiência, unindo influências das cozinhas mineira e baiana em preparos que valorizam ingredientes locais e sabores de raiz. Especialista em receber visitantes e proporcionar vivências autênticas por meio da cultura, da culinária e das histórias dos territórios que marcaram sua trajetória.
Já Pia Márcia Chaves Carvalho Guerra, conhecida como Vovó Pia, é uma das grandes referências da tradição doceira de São Bartolomeu, Distrito de Ouro Preto. Há mais de 40 anos dedicada à produção artesanal de doces, ela é reconhecida pela preservação dos modos tradicionais de preparo utilizando frutas cultivadas no distrito, tacho de cobre, pá de madeira e receitas transmitidas entre gerações.
Além das experiências gastronômicas, o evento contará com feira de artesanato e economia solidária, reunindo pequenos produtores, iniciativas criativas e representantes da culinária regional. A programação musical também promete movimentar o bairro Cabeças, com shows da cantora Laura Catarina interpretando o repertório de Vander Lee, além de apresentações de samba, forró, groove, choro e DJs convidados.
SERVIÇO
Conexão Cultural – 1ª edição Ouro Preto – Entrada gratuita
Praça de Lazer do bairro Cabeças – Rua Alvarenga, Cabeças
Sábado (27/06): 12h às 22h e Domingo (28/06): 12h às 19h
PROGRAMAÇÃO
Sábado | 27 de junho
12h às 22h
12h – Abertura feira de gastronomia e artesanato
13h – DJ Viviane Barcelos
13h – Cozinha ao vivo – Chef Karina Moreira
15h – Trio Choro Negro (choro)
16h – Cozinha ao Vivo – Chef Vovó Pia
16h – DJ Viviane Barcelos
17h – Show Groove de Vinil (groove)
18h – DJ Afrobool
20h30 – Show Laura Catarina canta Vander Lee
Domingo | 28 de junho
12h às 19h
12h – Abertura feira de gastronomia e artesanato
13h – DJ Belaquita
13h – Cozinha ao vivo – Chef Rejane Melo
14h – Espetáculo Retalhos de Estrelas – Cia Calor de Laura
15h30 – Show Dora Baile (forró)
17h00 – Show Silvia Gomes (samba)
18h00 – DJ Belaquita










