Muitos setores têm reclamado de 2025. Mas esse não é o caso das concessionárias, em especial as que compõe o Grupo Líder, que está presente em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná. O diretor e membro do conselho do Grupo Líder, Eric Tambasco (foto/reprodução internet), garante que o setor tem crescido bastante e as expectativas para 2026 também são otimistas.
Muitos empresários têm reclamado que se fecharem o ano igual a 2024 já estarão no lucro. Esse é o caso do setor automotivo?
O Grupo Líder, graças a Deus, vem crescendo bastante este ano, com a cobertura de novos funcionários nos 4 estados em que a gente opera: Minas, Rio, Espírito Santo, também Paraná. Hoje estamos com mais de 100 lojas abertas. Lojas de automóveis e de motocicletas da marca Honda. Então, esse tem sido um ano muito bom para nós e estamos crescendo, diferente um pouco do mercado como um todo, que tem um crescimento pequeno. Mas o Grupo Líder está performando em torno de 20% nesse ano, em todas as suas marcas de produtos.
Os carros elétricos estão comandando ou o consumidor está mais conservador?
As ofertas têm crescido bastante dos carros eletrificados como todo. Temos marcas no Grupo também desse tipo de produto e cada vez mais eles têm caído no gosto das pessoas. Temos, sim, produtos muito bons, de qualidade, com muita tecnologia e que gera uma eficiência energética muito interessante. No caso dos híbridos plug-in, como também os 100% elétrico.
O setor não foi afetado pelo efeito Trump?
Não, basicamente não. O mercado como um todo cresce em 3,5% frente ao mesmo período do ano passado. O varejo caindo até um pouquinho, mas vendas para empresas, vendas diretas, no caso, crescem um pouquinho. Enfim, em todos os segmentos, assim que se perde um pouquinho, o outro ganha um pouquinho. E o número de crescimentogeral do setor no mercado gira em torno de 3,5%.
Para 2026, que é um ano eleitoral, quais as expectativas?
De forma geral, a expectativa é boa. Não será um crescimento muito forte, muito agressivo, mantendo mais ou menos no mesmo patamar desse ano, como o mercado geral. Mas o Grupo continua com investimentos já planejados para ano que vem, com novas lojas, novos funcionários, de repente, algumas marcas também. Estamos bastante otimistas.











