Logo
Blog do PCO

Mantendo o otimismo e a confiança

A pandemia da Covid-19 fez com que muitos empresários tivessem mais intimidade com a internet e usassem os seus recursos para alavancar as vendas e a manter seus negócios, e outros garantiram que os consumidores cativos mantivessem seus hábitos, mesmo com as portas fechadas. Com o empresário do Tutto Itália, Alencar Mattar, não foi diferente. Com a sua clientela fiel, ele conseguiu manter as vendas. Mas o setor de importados sofre com a alta do dólar, principalmente em se tratando de vinhos. Mas esse não é o maior problema. Alencar entende que as pessoas precisam entender da gravidade da situação, seguindo as orientações para conter o avanço da pandemia. Nesse momento que estamos passando da pandemia, o fechamento de empresas é necessário, o isolamento é um mal necessário.

Muitos empresários têm defendido a compra das vacinas para agilizar o processo de vacinação. Essa é uma alternativa para imunizar parcela da população?

Não sei se a quantidade de vacina será suficiente para atender a esses grupos, porque o compromisso dos laboratórios é muito grande com o governo. Se sobrar vacinas e os empresários puderem comprar será viável.

Com que expectativa os empresários trabalham? Com os grupos de risco vacinados fica mais viável reabrir tudo?

Acho que vai depender do número de pessoas vacinadas. Se conseguirmos uma quantidade imensa de vacinas e com a imunização de pelo menos 70% da população, existe a possibilidade de nós começarmos a pensar em voltar à normalidade. Já é um ótimo sinal o grupo de risco estar adiantado com a vacinação.

Muitos não se importam e mesmo com o fechamento de parques, praças, do comércio, ainda tem muita gente nas ruas sem usar máscara, se aglomerando. Isso prejudica todo o resto que tenta seguir as orientações sanitárias?

Acho que essas pessoas não estão entendendo a situação real. É necessário o uso de máscaras, o isolamento, o distanciamento e muitas pessoas não estão fazendo isso, não entendo por quê. Eles colocam a população em risco, inclusive seus familiares. Acho muito complicado para todo muito.

Um outro assunto que está incomodando diz respeito a dificuldade do governo em aprovar as reformas administrativa e fiscal. Isso tem prejudicado a economia brasileira?

Atrapalha bastante. A reforma tributária é muito importante para o microempreendedor, para o pequeno e, com certeza, será bom para todo mundo. O Congresso precisa avançar com essas reformas para que a economia possa avançar.

O leilão dos aeroportos promovido pelo governo federal acabou tendo um ágio acima do esperado. Isso mostra que apesar das dificuldades, o Brasil é um país interessante para os investidores?

Acho isso um ótimo sinal, porque o Brasil é um país cheio de oportunidades e os estrangeiros querem investir no Brasil. Mas economia precisa melhorar, o real está muito desvalorizado. O dólar precisa dar uma estagnada, cair um pouco, para que os produtos importados fiquem acessíveis a todo mundo. No meu caso, as vendas estão no mesmo nível do ano passado. O consumo ainda está tímido. Não parou, mas também não avançou. Está estagnado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *